José Humberto Paiva de Carvalho, médico e ex-governador Civil de Leiria, faleceu este sábado, aos 78 anos.
A informação foi avançada pela União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira.
Paiva de Carvalho era natural de Monte Redondo, concelho de Leiria, onde o seu pai também exerceu a profissão de médico. Estudou no Liceu de Leiria, onde concluiu o ensino secundário em1964/1965. Ingressou depois na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde se formou como médico.
“Ao longo da sua carreira, destacou-se pela competência, humanismo e dedicação ao próximo – qualidades que marcaram o seu trabalho enquanto médico e lhe granjearam o respeito e a admiração de colegas, pacientes e de toda a comunidade”, informa a autarquia local de Monte Redondo.
No exercício de funções públicas, foi Governador Civil em Leiria, entre 2008 e 2011, tendo sido o último a desempenhar esta função no distrito.
“A sua memória permanecerá como referência de integridade, dedicação e serviço à comunidade”, acrescenta a mesma nota, emitindo uma nota de pesar.
Durante o período em que foi Governador Civil, participou, em várias edições, a convite do REGIÃO DE LEIRIA, na campanha de solidariedade de venda de jornais “Olhando o bem fazendo a quem”.


Federação Distrital do PS destaca “competência e humanismo”
Também a Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista lamentou hoje o falecimento do médico José Humberto Paiva de Carvalho.
“É com profundo pesar que a Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista lamenta o falecimento do José Humberto Paiva de Carvalho, médico distinto e personalidade de relevante serviço público”, lê-se numa nota de pesar publicada na rede social ‘Facebook’.
A distrital de Leiria do PS destaca “a competência, humanismo e dedicação ao próximo” que marcaram o seu trabalho enquanto médico e lhe “granjearam o respeito de colegas, pacientes e da comunidade”.
No exercício de funções públicas, desempenhou diversos cargos de responsabilidade, tendo sido o último governador Civil do Distrito de Leiria, “função que cumpriu com exemplar sentido de responsabilidade, equilíbrio e compromisso com o bem comum”, entre 2008 e 2011.
“A sua memória permanecerá como referência de integridade, dedicação e serviço à comunidade. Em nome do Partido Socialista do distrito de Leiria, expressamos as nossas mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os que com ele partilharam o caminho, o serviço e o exemplo de cidadania”, refere.
Na nota de pesar, o PS de Leiria pede ainda que lhe seja “prestada a devida homenagem, mantendo vivo o seu legado de serviço ao bem comum”.
Fundação de Nossa Senhora da Guia recorda antigo administrador
A Fundação de Nossa Senhora da Guia – Hospital de Avelar e o seu Conselho de Administração também manifestam o pesar pelo falecimento de José Humberto Paiva de Carvalho, que foi presidente daquele órgão entre 2004 e 2020.
“O Professor Paiva de Carvalho foi uma figura central e determinante na vida da Fundação. Dedicou a sua vasta experiência em gestão hospitalar, adquirida como Presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra e Hospital de Leiria, à causa da saúde na nossa comunidade. O seu empenho foi fundamental para a continuidade e a melhoria da qualidade dos cuidados prestados pelo Hospital de Avelar, onde se destacam as obras de requalificação e ampliação do edifício hospitalar, bem como a reestruturação de todos os serviços e valências”, pode ler-se na nota divulgada.