Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Autárquicas 2025

PSD conquista quatro câmaras no distrito à custa do PS e dos independentes

Socialistas perderam três câmaras e só reconquistaram a Marinha Grande. Chega elegeu nove vereadores.

A par da eleição na Marinha Grande, a vitória em Leiria foi um dos raros motivos da noite para o PS festejar FOTO: Joaquim Dâmaso

O distrito de Leiria e concelho de Ourém acompanharam, nestas eleições autárquicas, a tendência de subida do PSD. Os sociais-democratas mantiveram todas as câmaras conquistadas em 2021, alargando o seu poder a mais quatro autarquias: Ansião, Batalha, Nazaré e Peniche.

As conquistas “laranja” fizeram-se à custa do PS e dos independentes: os socialistas perderam Ansião e Nazaré, os movimentos não partidários saíram da presidência em Peniche e na Batalha.

A única vitória dos socialistas nesta noite autárquica aconteceu também numa câmara que era dirigida por um grupo de cidadãos: Marinha Grande. Curiosamente, o único novo sucesso de uma lista independente aconteceu em prejuízo do PS (que passou da presidência para o terceiro lugar), em Figueiró dos Vinhos – para mais, numa candidatura liderada por um ex-deputado socialista, Carlos Lopes.

Segundo os dados provisórios do Ministério da Administração Interna, o PSD recebeu um total de 79.787 votos, mais quatro mil do que nas autárquicas de 2021, e há que somar ainda os mais de 12 mil garantidos em coligações com o CDS/PP e Iniciativa Liberal.

Já o Chega garantiu quase mais 20 mil votos, passando de nenhum eleito em executivos para nove: Pedrógão Grande, Pombal, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha e Peniche têm agora o seu vereador do partido de extrema-direita. Também Ourém, no distrito de Santarém, tem um vereador Chega.

O PS perdeu cerca de 2.200 eleitores, o que significou menos 10 mandatos nas várias câmaras do distrito de Leiria. Quase 15 mil pessoas deixaram de votar em grupos de cidadãos, que com isso deixaram de eleger cinco dos mandatos conseguidos há quatro anos.

Relativamente à governabilidade, o PSD está em maioria absoluta em nove câmaras do distrito de Leiria e também na de Ourém, enquanto o PS tem essa vantagem apenas em Leiria e no Bombarral. Caldas da Rainha (movimento Vamos Mudar), Figueiró dos Vinhos (Movimento Figueiró Independente), Marinha Grande (PS) e Nazaré (PSD) vão precisar de negociar com eleitos da oposição.

A abstenção recuou no distrito de Leiria, para 41,78%, tendo ido às urnas 241.171 dos 414.219 inscritos. Em 2021, a abstenção tinha sido de 46,52%, com 221.383 votantes.

No que respeita o número de votos no distrito de Leiria, o PSD conseguiu 79.787, à frente do PS
(71.972), Chega (28.044), grupos de cidadãos (19.091), PSD/CDS-PP (9.848), CDU (8.375), Iniciativa Liberal (6.157), CDS-PP (3.226), PSD/CDS-PP/IL (2.434), BE/Livre/PAN (1.036), ADN (958), Livre (876) e Bloco de Esquerda (726).

(Atualização a 15h50 de 16 de outubro de 2025: o PSD conseguiu a maioria absoluta em nove câmaras do distrito de Leiria e não em 10 como inicialmente indicado. Com a autarquia de Ourém, a maioria absoluta dos sociais-democratas estende-se a 10 municípios da região.)


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados