Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Autárquicas 2025

PSD faz a festa e Raul Castro assume responsabilidade pela derrota

Ainda sem os resultados fechados, as primeiras indicações apontam para a eleição de quatro dos sete vereadores

“Agradeço a todo o eleitorado que acreditou no nosso projeto. O resultado mostra que a nossa campanha pela positiva estava certa: com críticas construtivas e com propostas concretas”.

É desta forma que André Sousa, candidato do PSD à Câmara da Batalha, reage à vitória na noite deste domingo. Ainda sem os resultados fechados, as primeiras indicações entre os responsáveis social-democratas apontam para a eleição de quatro dos sete vereadores. Este facto veio a confirmar-se com o PSD a assegurar a maioria.

André Sousa, independentemente de ter maioria absoluta ou não, garante estar aberto ao diálogo com as outras forças, apostando na reabertura da Casa Abrigo para Vítimas de Violência Doméstica e a dinamização da zona industrial da Batalha como as primeiras prioridades assim que assumir funções.

O derrotado da noite é Raul Castro e o movimento independente Batalha é de Todos que perdeu a liderança do executivo. Em reação aos resultados da noite eleitoral, Raul Castro escusou-se a adiantar se assume o lugar de vereador da oposição e remete para mais tarde a análise ao que correu mal na candidatura.

“Agradeço aos elementos que compuseram as listas do movimento: fizeram um bom trabalho, mas não chegou para manter os resultados de há quatro anos. Queria saudar quem ganhou e desejando que possam fazer um bom mandato”, reagiu. “Assumo toda a responsabilidade por este resultado”, acrescentou.

O ainda presidente de Câmara admitiu terem existido “coisas um bocado estranhas”. Questionado sobre qual a questão a que se referia, explicou referir-se ao facto de numa mesa de voto na Batalha “ter lá escrito ‘vota determinado partido’, é um bocado esquisito, não é normal”, lamentou. Raul Castro adiantou esperar que o incidente tenha sido reportado à Comissão Nacional de Eleições, mas recusou que tenha colocado em causa o resultado eleitoral.

Por sua vez, o CDS conseguiu um aumento da votação. Com apenas um eleito na Assembleia Municipal há quatro anos, Ana Rita Silva, cabeça de lista do partido, deverá ter assegurado a eleição, sendo ainda incerto se o partido ficará em terceiro ou segundo lugar nas eleições, uma vez que os resultados oficiais não estão totalmente apurados.

“Estamos muito contentes, temos oposição na Câmara, Assembleia Municipal e em todas as juntas de freguesia, subindo bastante em relação há quatro anos, a evolução foi significativa”, salienta Ana Rita Silva, numa primeira reação aos resultados.

Entretanto, pelas 22h30, os resultados oficiais apontam para a vitória do PSD (44,15 %) e quatro vereadores, BTMI (20,70%) e dois vereadores, CDS-PP (16,00 %) um vereador, seguindo-se o Chega 10,02 %, a IL 4,32 % e a CDU 1,02%.

O PSD, para além de assegurar a maioria na Câmara, conseguiu a vitória em todas as Juntas de freguesia.

Nota: Notícia completada às 22h36 com resultados oficiais.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados