Um homem de 40 anos foi detido, na noite de terça-feira, na Marinha Grande, por crimes contra a autoridade pública, nomeadamente “agressões, ameaças e injúrias perpetradas contra uma agente de autoridade em serviço”.
De acordo com a PSP, a autoridade policial dirigiu-se ao Continente Modelo daquela cidade depois de ter tido conhecimento de que estava “a ocorrer ilícito criminal”.
Depois de identificado formalmente pela PSP, o suspeito “reagiu de forma intempestiva, apresentando elevada resistência física e criando obstáculos às diligências policiais”.
O homem “promoveu o confronto físico direto com a polícia”, “agarrando violentamente o vestuário desta e aplicando empurrões”, recusando fornecer a sua identificação e procurando colocar-se em fuga.
“A PSP, através da aplicação proporcional e estritamente necessária da força, procedeu à manietação do suspeito com a respetiva ordem de detenção, sendo que este manteve sempre uma atitude agressiva e não colaborante, acompanhada de ameaças e injúrias graves aos polícias, com repercussões na integridade física dos polícias que acusaram ferimentos ligeiros”, lê-se num comunicado enviado às redações.
O suspeito, conhecido pelo consumo de droga e prática recorrente de ilícitos criminais e incivilidades diversas, possui, de acordo com a mesma fonte, um histórico de violência negativo, tendo já destruído a porta da esquadra da Marinha Grande, em agosto passado.
O homem, detido pelo Comando Distrital de Leiria da PSP, através da esquadra da Marinha Grande, foi presente a tribunal, que decidiu libertá-lo.