É uma oportunidade rara de ver, aqui perto, os famosos Bonecos de Santo Aleixo. Este domingo, dia 4 de janeiro, o Teatro da Rainha acolhe um espetáculo desta tradicional arte, que se crê ter tido origem na aldeia alentejana que lhe dá o nome.
Estes títeres de varão são manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas de tamanho diminuto, de 20 a 40 centímetros, recorda a companhia das Caldas da Rainha.
Há uma longa história ligada à transmissão desta tradição, mas os Bonecos de Santo Aleixo que hoje se apresentam, foram pertença da família Talhinhas durante cerca de três décadas e, a partir de 1967, “dados a conhecer ao mundo culto” por Michel Giacometti e Henrique Delgado.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por atores profissionais, que garantem a permanência do espetáculo, assegurando a continuidade desta expressão artística alentejana, nota o Teatro da Rainha.
Com música executada ao vivo, os textos desta encenação foram transmitidos oralmente, resultando de uma fusão entre a cultura popular e uma escrita erudita.
Um tesouro a descobrir este domingo, 4 de janeiro, na Sala-Estúdo do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, a partir das 17 horas (bilhete normal: 12 euros). Mais informações disponíveis na página do Teatro da Rainha.