Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

Candidaturas na Região de Leiria para apoio ao comércio e serviços somam 2,2 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal refere que registou “uma forte adesão de comerciantes e empresários” ao aviso do Centro 2030 do “Sistema de Incentivos de Base Territorial – Investimento Territorial Integrado CIM da Região de Leiria”.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria anunciou hoje que foram submetidas 46 candidaturas para apoio ao comércio e serviços, com um potencial de investimento de 2,2 milhões de euros.

Numa nota de imprensa, a CIM refere que registou “uma forte adesão de comerciantes e empresários” ao aviso do Centro 2030 do “Sistema de Incentivos de Base Territorial – Investimento Territorial Integrado CIM da Região de Leiria”, com 46 candidaturas “abrangendo os 10 municípios da região, incluindo projetos localizados em territórios de baixa densidade”.

“As candidaturas apresentadas correspondem a um potencial de investimento global de cerca de 2,2 milhões de euros[ME], com uma taxa de comparticipação de 50%, o que representa um apoio FEDER [Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional] estimado em 1,1 ME”, segundo a CIM.

Aquele aviso, com uma dotação indicativa disponível de um milhão de euros, abriu candidaturas em 19 de setembro de 2025, que terminaram em 8 de janeiro.

São passíveis de apoio projetos de investimento de pequena dimensão na área do comércio e serviços que “contribuam para a promoção do emprego e para a modernização e resiliência das economias locais”.

As ações abrangidas compreendem a criação de micro e pequenas empresas, “correspondendo a estratégias de investimento em empresas com menos de cinco anos de atividade”, ou “expansão ou modernização de micro e pequenas empresas”, neste caso com pelo menos cinco anos de atividade, “através do aumento da atividade económica, integração em cadeias de valor e expansão de redes empresariais ou outros projetos de ganhos de escala”, neste caso com pelo menos cinco anos de atividade.

De acordo com a CIM, “esta iniciativa, cofinanciada pelo Programa Regional do Centro – Centro 2030, foi lançada em colaboração com “as associações comerciais da Região de Leiria, destacando-se as ações desenvolvidas em parceria com a Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria e a Associação Empresarial do Concelho de Pombal”.

O 1.º secretário executivo da CIM da Região de Leiria, Paulo Batista Santos, disse à agência Lusa que é previsível que o processo de análise das candidaturas esteja fechado dentro de três meses.

A CIM integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados