Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Força Aérea quer recuperar avião histórico e devolvê-lo à cidade de Leiria 

Recuperação será “uma operação delicada, com o necessário acompanhamento técnico e histórico”, revela fonte da Força Aérea ao nosso jornal.

FOTO: CF

O avião Beechcraft C-45 Expeditor, que é um dos ex-libris do centro de Leiria, sofreu muitos danos com a depressão Kristin, mas ainda não terminou a sua relação com a cidade, uma vez que deverá ser recuperado, em oficina especializada, para regressar depois ao mesmo parque onde “aterrou” desde o final dos anos 70, junto às margens do rio Lis.

“Temos o problema identificado, com uma solução enquadrada, pelo que podemos adiantar a intenção de retirar o avião em breve do parque para uma recuperação”, disse hoje, quinta-feira, dia 3, ao REGIÃO DE LEIRIA, Abel Oliveira, coronel responsável pelo serviço de Relações Públicas da Força Aérea.

“A recuperação será uma operação delicada, com o necessário acompanhamento técnico e histórico, prevendo-se a colaboração de uma entidade privada; a ideia é que depois de devidamente restaurado regresse ao parque e ao convívio dos leirienses e dos turistas”, explicou Abel Oliveira.

O velho avião “aterrou” há décadas no Parque Municipal Tenente-Coronel Jaime Filipe da Fonseca, no centro de Leiria. A popularidade da aeronave é tal que o espaço é mais conhecido por “parque do avião”, fazendo parte das memórias e rotinas da população. Atração de crianças e adultos, fotografado diariamente, a velha aeronave não deixa ninguém indiferente.

A Câmara de Leiria reconhece que “é, desde há décadas, uma das maiores referências da cidade e um dos pontos que maior relação tem com o rio Lis”.

FOTO: Joaquim Dâmaso

O parque do avião situa-se em plena cidade e foi requalificado em 2007, com a intervenção do programa Polis. Neste parque, para além do avião, existe um parque infantil, um campo de futebol e um campo de basquetebol, vem como um skateparque, habitualmente palco de iniciativas desportivas e culturais.

Os documentos do Município de Leiria assinalam que ”Jaime Filipe da Fonseca foi um leiriense que faleceu durante a ditadura do Estado Novo, mais concretamente no assalto a Beja, em 1962, quando era Subsecretário de Estado da Defesa. Em sua homenagem, a Câmara Municipal atribuiu o seu nome ao parque.”

Em 1977, foi aqui instalado o avião Beechcraft C-45 Expeditor, cedido à Força Aérea Portuguesa após a II Guerra Mundial, depois de ter servido essencialmente de transporte durante o seu tempo de uso.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *