Assinar
Cultura

Triplo oscarizado “Moonlight” é o primeiro de quatro filmes ao ar livre no Parque do Avião

O verão chega com muito cinema para ver em locais menos convencionais. O ciclo do Parque do Avião começa hoje e estende-se até setembro, mas há também filmes na Lagoa da Ervideira e Mercado do Pedrógão. No Teatro Miguel Franco anuncia-se uma extensão do IndieLisboa.

Até setembro, há quatro sessões de cinema ao ar livre para ver no Parque do Avião este verão FOTO: Gil Álvaro de Lemos/CML

Um jovem afro-americano debate-se com a sua identidade e sexualidade enquanto vive as dificuldades quotidianas da infância, da adolescência e da idade adulta. É esta a história de “Moonlight” (2016), de Barry Jenkins, vencedor de 231 prémios, entre os quais três Óscares (Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator Secundário), que é apresentada esta sexta-feira, 7 de julho (21h30, entrada livre), no arranque do Ciclo de Cinema ao Ar Livre que o Teatro José Lúcio da Silva apresenta no Parque do Avião este verão.

As reservas para os 150 lugares disponíveis para “Moonlight” estão esgotadas, mas é possível que haja desistências e que seja possível obter um bilhete “à porta”.

Caso contrário, há mais três oportunidades para ver cinema ao ar livre, junto ao rio Lis, até setembro.

O próximo filme a ser exibido no ciclo é “Casa de Repouso”, comédia franco-suíça que passa a 29 de julho.

A 18 de agosto, o filme proposto é “Fica connosco”, comédia francesa sobre um humorista judeu que regressa a França depois de se ter convertido ao catolicismo.

O ciclo do Teatro José Lúcio da Silva fora de portas termina a 1 de setembro, com “Doutor?”, mais uma comédia com assinatura francesa, sobre um médico de serviço nas urgências que dá um mau jeito às costas…

Ainda relativamente ao cinema, há mais propostas relevantes para este verão:

Nos dias 17, 19 e 20 julho, serão apresentados no Teatro Miguel Franco quatro filmes vencedores do IndieLisboa: segunda-feira, dia 17, “Safe Place” (Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa), dia 19, “Even Hell Has its Heroes” (Menção Especial IndieMusic), sobre “a mais lenta banda de metal do mundo”, e “Remember to Blink” (Prémio do Público Longa Metragem), e dia 20, “Vermelho Bruto” (Menção Especial Competição Internacional)

O verão também leva cinema até perto do mar. Depois da extensão do CineEco, que levou uma seleção de curtas a passar no Mercado Municipal da Praia do Pedrógão, a 28 de julho (21h30, entrada livre), será a Lagoa da Ervedeira que terá direito a filme do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

“Rios Urbanos”, documentário sobre os rios Tejo e Sado, e “O Salto do contrabando”, a partir de memórias ligadas ao fenómeno de contrabando de subsistência e do Salto, serão exibidos ao ar livre, junto à lagoa.

No início de agosto, o cinema volta ao Mercado da Praia do Pedrógão, com “Se o mar deixar”, também uma seleção do CineEco. Será no dia 4 (21 horas, entrada livre). O documentário resultado de 15 anos de filmagens de Pedro Aguilar sobre o pescador António Escaleira de Azenha do Mar.

A programação de cinema do Teatro José Lúcio da Silva prevê ainda para Leiria, até ao final do ano, a Festa do Cinema Italiano, em setembro, e uma extensão do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, no início de novembro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados