Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Fundo da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima ultrapassou os 385 mil euros para apoio às vítimas

Hoje, já foi possível proceder à entrega de alimentos e produtos de higiene, com o apoio de voluntários, a diversas zonas da diocese. Amanhã, equipa multidisciplinar irá para o terreno.

O Fundo de Emergência Social de apoio às vítimas da tempestade Kristin criado pela Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima atingiu os 385.579 euros até às 13 horas deste domingo, 1 de fevereiro.

O fundo, financiado por donativos recolhidos por MB WAY, transferência bancária ou donativo ‘online’, foi criado na sexta-feira à tarde após a Cáritas ter participado numa reunião da Proteção Civil com o Município de Leiria, e em sintonia com o bispo diocesano, José Ornelas.

Segundo Nélson Costa, diretor de serviços, “no dia de hoje, já foi possível proceder à entrega de alimentos e produtos de higiene, com o apoio de voluntários, a diversas zonas da Diocese de Leiria-Fátima, nomeadamente às áreas mais isoladas, respondendo a necessidades imediatas identificadas no terreno”.

Com o objetivo de “garantir uma intervenção rigorosa e transparente”, a Cáritas Diocesana de Leiria irá constituir, nos próximos dias, uma equipa multidisciplinar, integrando técnicos da instituição e elementos da comunidade, dedicada à avaliação das situações reportadas, “assegurando uma adequada aplicação dos fundos angariados e dignificando a confiança depositada pelos doadores”, reforça a Cáritas de Leiria em comunicado.

Amanhã, duas técnicas de Serviço Social, cedidas pela Cáritas Diocesana de Lisboa, estarão no terreno para iniciar visitas às localidades afetadas, em articulação com a equipa da Cáritas Diocesana de Leiria.

O diretor de serviços esclareceu à agência Lusa ainda que vai ser feito “um levantamento efetivo das necessidades das pessoas, a nível de habitações e tudo o mais”, para depois esta entidade “canalizar, da melhor forma, e dignificar também o dinheiro” que lhe foi confiado e evitar erros do passado.

No sábado, a pedido de uma entidade pública de Alvaiázere, foram encaminhados bens para cerca de 30 pessoas, referiu.

“A generosidade e a solidariedade nos dias de hoje também não podem ter limites geográficos de intervenção”, destacou, dando conta que aquelas surgem de todas as formas e locais.

Nelson Costa relatou que, na sexta-feira, uma mulher saiu do trabalho, no Porto, pelas 18 horas, e chegou a Leiria com o carro cheio de bens, para sublinhar que iniciativas como esta repetem-se.

A Cáritas Diocesana de Leiria informa ainda que, ao final do dia de hoje, domingo, será publicada no seu site uma atualização das necessidades identificadas, reforçando o compromisso com a transparência e a informação permanente.

Saiba aqui como ajudar: https://www.caritasleiria.pt/caritas-leiria-ajuda-as-vitimas-da-tempestade-kristin/


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.