Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Várias dezenas de moradores juntaram-se em protesto na Amieira e agora têm luz

Este é o terceiro caso conhecido, no distrito de Leiria, em que a população se manifesta, ocupando uma passadeira, pela falta de luz. Também aconteceu na Carreira e nos Marrazes, no concelho de Leiria.

FOTO: Google Maps

Desde o dia 28 de janeiro sem eletricidade nas suas casas, várias dezenas de pessoas juntaram-se na localidade de Amieira, na Marinha Grande, para uma ação de protesto durante a tarde de ontem, quinta-feira.

A partir das 15h30, os moradores começaram a atravessar ininterruptamente a passadeira da rua dos Francos, numa manifestação pacífica com o objetivo de chamar a atenção para o seu problema.

“As pessoas foram falando umas com as outras, dizendo que não tinham energia e não víamos ninguém da E-Redes ou da Câmara Municipal, quem fosse, a fazer algum trabalho de preparação nesse sentido [de termos eletricidade], disse ao REGIÃO DE LEIRIA Hugo Carlos, um dos moradores e participantes no protesto.

Ainda durante essa tarde, a manifestação surtiu efeitos: “Curiosamente, durante o protesto, fui contactado diretamente pela E-Redes, pedindo para interrompermos o protesto e perguntaram se eu queria ser o porta-voz da população para detalhar quais eram as casas e ruas sem energia porque iriam resolver o problema dentro de dois dias”, avançou.

Depois deste contacto os participantes decidiram terminar a manifestação, que durou cerca de uma hora e meia, e criaram uma lista com o nome e a morada completa dos moradores que continuavam sem eletricidade.

No dia seguinte, Hugo Carlos resolveu dar uma volta pelas ruas da aldeia e constatou que já se encontravam no local funcionários da E-Redes e que em muitas das casas o acesso a rede elétrica tinha sido reposto.

“Só faltam casos mais graves, onde há postes partidos ao meio”, especificou, alertando que a população continua atenta para que também estas situações possam ser resolvidas.

“As pessoas parecem cogumelos a renascer da terra quando a luz volta”, sublinhou Hugo Carlos.

Este tipo de protesto não é inédito no distrito de Leiria, tendo o primeiro caso conhecido acontecido na zona da Carreira, em Leiria, no final da passada semana.

Cerca de 30 pessoas juntaram-se na manhã de 13 de fevereiro e também elas atravessaram ininterruptamente uma das passadeiras junto a Estrada Nacional 109. Horas depois a eletricidade foi reposta na freguesia.

Já esta semana, a população de Pinheiros, nos Marrazes, no concelho de Leiria, também saiu à rua em protesto, numa passadeira. A ação decorreu na noite de ontem, 19 de fevereiro, e esta manhã alguns dos moradores tinham novamente luz.

Avaria em posto de transformação afeta fornecimento de eletricidade na Marinha Grande

Uma avaria no posto de transformação de eletricidade que abastece o concelho da Marinha Grande, na linha Pombal – Louriçal, pode estar a provocar falhas de luz no concelho.

“De acordo com a E-Redes, a ocorrência está a afetar os postos de transformação da Marinha Grande e de Pombal, podendo verificar-se constrangimentos ou mesmo interrupções no fornecimento de energia em zonas que já se encontravam anteriormente energizadas, nomeadamente em Vieira de Leiria”, adianta o Município da Marinha Grande, em comunicado.

Segundo a autarquia, a “E-Redes garante que estão a ser mobilizados todos os meios técnicos necessários para a célere resolução da avaria e reposição da normalidade no serviço”.