Assinar
Pombal

Novo chefe do Estado-maior das Forças Armadas é de Pombal

Almirante António Silva Ribeiro, de 60 anos, é natural de Pombal e era chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) desde dezembro de 2016.

Almirante Silva Ribeiro esteve  ontem, quarta-feira, com Marcelo Rebelo de Sousa, durante a condecoração do general Pina Monteiro  Foto: PR

O pombalense almirante António Silva Ribeiro toma hoje posse como Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), no Palácio de Belém, sucedendo ao general Pina Monteiro, que atingiu a idade da reforma.

A cerimónia da tomada de posse, decorreu esta tarde no Palácio de Belém, seguida da posse de Mendes Calado como chefe do Estado-Maior da Armada, que sucede no cargo ao pombalense.

O almirante, de 60 anos, era chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) desde 10 de dezembro de 2016. Foi diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima. Silva Ribeiro foi também Superintendente do Material, diretor-geral do Instituto Hidrográfico e subchefe do Estado-Maior da Armada.

Como CEMGFA, o almirante Silva Ribeiro será o responsável pelo “planeamento e implementação da estratégia militar operacional” e tem na sua dependência hierárquica os chefes de Estado-Maior dos ramos, “para as questões que envolvem a prontidão, emprego e sustentação das forças e meios da componente operacional do sistema de forças”, prevê a lei.

O CEMGFA “responde em permanência perante o Governo, através do Ministro da Defesa Nacional, pela capacidade de resposta militar das Forças Armadas”.

Nascido em Pombal, ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais.

Especializado em Hidrografia, é doutorado em Ciência Política e mestrado em Estratégia. É professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e professor militar da Escola Naval.

Na cerimónia no Palácio de Belém, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, dará posse ao sucessor de Silva Ribeiro, o almirante António Mendes Calado, na chefia do Estado-Maior da Armada. Este era vice-chefe do Estado-Maior da Armada desde outubro de 2016.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados