Assinar

Avaria na Etar do Norte esteve na origem da descarga no rio Lis

A descarga poluente no rio Lis, ocorrida ontem, quarta-feira, em Galeota, Vieira de Leiria teve origem na Etar Norte, confirmou a empresa responsável pela estação de tratamento. 

A descarga poluente no rio Lis, ocorrida ontem, quarta-feira, em Galeota, Vieira de Leiria teve origem na Etar Norte, confirmou a empresa responsável pela estação de tratamento. 

Ao REGIÃO DE Leiria, fonte da empresa  Águas do Centro Litoral, confirma que a descarga “foi proveniente da  Etar do Coimbrão devido a avaria do sistema de desidratação”. A mesma fonte  adianta que a Agência Portuguesa do Ambiente “foi de imediato informada”. 

“Foi uma ocorrência pontual, que ocorreu ontem, não tendo sido verificado hoje nenhum incidente. Estamos a acompanhar a situação e a adotar medidas para rápida resolução da anamolia”, acrescenta a mesma fonte. 

O caso foi tornado público com a divulgação nas redes sociais, ontem, de um vídeo da descarga no rio Lis. As imagens mostravam uma substância líquida acastanhada a ser enviada para o leito do curso de água. 

Hoje pela manhã,o  PS da Marinha Grande divulgou uma missiva enviada ao secretário de Estado do Ambiente, à Agência Portuguesa do Ambiente e à GNR, exigindo ação nesta matéria.

Na sua mensagem, os socialistas lamentam que “enquanto o Governo anuncia soluções para o problema do tratamento de resíduos das suiniculturas, soluções essas que tardam em ser concretizadas, os prevaricadores continuam impunemente a fazer o seu trabalho sujo, contaminando o rio Lis, levando até à foz as bactérias que colocam em risco a saúde pública”.

Horas mais tarde, a concelhia de Leiria do CDS-PP emitiu um comunicado assegurando que a descarga era proveniente da Etar Norte, em Coimbrão, no concelho de Leiria.  Dinis Francisco, vice-presidente da concelhia de Leiria do CDS-PP,  criticou a associação da descarga à atividade suinícola. 

Já esta noite o PS da Marinha Grande reconheceu, numa mensagem na sua conta do Facebook, que a descarga é proveniente da ETAR do Norte. Não obstante, voltou a alertar para a necessidade de resolver o problema da poluição no rio Lis.

CSA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados