Assinar
Cantinho dos Bichos

Grupo de voluntárias procura ajuda para cuidar dos animais de Ansião

São apenas quatro voluntárias para dezenas de animais e precisam de ajuda com urgência. Voluntários com espírito solidário e disponibilidade é o que pede a Associação Pêlo na Venta, em Ansião

Rita Miguel fez parte da fundação da Pêlo na Venta – Grupo de proteção animal de Ansião há cerca de dois anos. Passado o período experimental, confessa que não há mãos a medir com tanto trabalho.

“Precisamos imenso de voluntários porque somos quatro pessoas a ir ao veterinário com os animais, a resgatar e a recolher animais da rua e a dar apoio às Famílias de Acolhimento Temporário (FAT)”, explica em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA.

A Pérola é um dos muitos animais que pode ser adotado junto da Pêlo na Venta Foto: Associação Pêlo na Venta

A presidente da associação avança que são dezenas os animais aos cuidados de apenas quatro voluntárias, que compõem também a direção da Pêlo na Venta.

Além do trabalho diretamente relacionado com animais errantes, a associação leva ração até pessoas carenciadas detentoras de animais de companhia, participa em projetos CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) e realiza ações de sensibilização junto de pessoas sinalizadas por não manterem os animais nas melhores condições.

Apesar de não ter um espaço físico, a associação de Ansião trabalha em colaboração com o canil municipal e é responsável pelas adoções.

Os animais resgatados pelas voluntárias são colocados, preferencialmente, em FAT: “É uma forma dos animais terem um ambiente o mais aproximado possível de um ambiente familiar, para se desenvolverem ao nível da sociabilização”, esclarece Rita Miguel. A associação suporta todas as despesas das FAT, sendo a sua única função a de cuidar do animal.

Atualmente existe apenas uma FAT fixa e um grupo de voluntários “que ajuda muito esporadicamente”, o que não é suficiente para os pedidos de ajuda que chegam diariamente.

“O telefone não pára de tocar (…). Muitas vezes temos de deixar o nosso trabalho para a noite para podermos estar disponíveis para a associação durante o dia”, descreve a responsável. “Está a ser muito difícil gerir a nossa família e o nosso trabalho”.

A Pêlo na Venta está à procura de pessoas solidárias, com “a consciência que têm de dar um pouco de si a qualquer hora do dia” e disponíveis para colaborar na causa animal. Os candidatos poderão contactar a associação através do e-mail grupopelonaventa@gmail.com ou pela página de Facebook.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.