Assinar
Marinha Grande

Faleceu o antigo empresário Guilherme Roldão

Além de empresário, Guilherme Roldão teve um importante papel na promoção do desporto automóvel na região de Leiria.

Empresário, piloto de automóveis e uma figura inevitavelmente ligada ao sector automóvel na região de Leiria. Guilherme Roldão faleceu aos 79 anos.

Nascido em 1942, Guilherme Roldão foi sócio do concessionário da Fiat, em Leiria, juntamente com Ramiro Fernandes, nos anos de 1970.

“Era um concessionário muito forte. Provavelmente, esta é a zona do país onde foram vendidos mais carros Fiat 124 Spider e muito tem a ver com o senhor Guilherme e com o Ramiro Fernandes”, conta José João Meiavia, do Clube de Automóvel da Marinha Grande, ele que também tem um desses veículos que nos anos de 1970 venceu um campeonato do mundo de ralis.

Foi também em 1970 que Guilherme Roldão se juntou a outros 10 aficionados do mundo automóvel para fundar o Clube Automóvel da Marinha Grande (CAMG). Sócio fundador, continuava até à atualidade a acompanhar as assembleias do clube, eventos desportivos e outras cerimónias. “Enquanto fundador, o CAMG tem tido sempre a preocupação de chamar os fundadores vivos e familiares dos sócios-fundadores que já faleceram a estarem presentes no aniversário do clube, e ele estava sempre presente”, recorda José João Meiavia.

“Há uma história muito grande ligada ao senhor Guilherme e é uma perda enorme para o concelho da Marinha Grande e para toda a região de Leiria”, acrescenta o dirigente do CAMG.

Piloto de automóveis, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, participou em mais de uma dezena de ralis em Portugal: Rali das Camélias, Rali Rota do Sol, Rali do Centro, Rali de Castelo Branco, Rali Internacional da Figueira da Foz, Rali do Algarve, Rallye de Portugal – Vinho do Porto e Rali Verde Pino, sempre ao volante do Fiat 124 Spider.

Guilherme Roldão/Manuel Casimiro num Fiat 124 Abarth Spyder no Rali do Algarve em 1977 Foto: RA

Era também sócio do Atlético Clube Marinhense, clube que já manifestou as condolências.

A residir na Marinha Grande, o antigo empresário, viúvo e pai de duas filhas, encontrava-se internado no Centro Hospitalar de Leiria.

As cerimónias religiosas realizam-se amanhã, sexta-feira, pelas 15 horas, na Casa Mortuária de Leiria, e o velório seguirá para o Cemitério da Marinha Grande, às 16 horas.

Fotos: HRA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados