Assinar
Autárquicas 2021

Ansião: Em 2017 houve uma surpresa, 2021 é uma incógnita

Cinco candidatos concorrem à presidência da Câmara de Ansião no próximo dia 26 de setembro. Conheça as suas prioridades.

Ansião

População residente 11.632
Eleitores 11.172
Freguesias 6
Câmara Municipal 7 eleitos
Assembleia Municipal 27 eleitos

Até 2017, o resultado de quaisquer eleições autárquicas acabava invariavelmente por pintar o mapa de Ansião de laranja. A história era essa: com maior ou menor número de eleitos, os sociais-democratas tinham sempre mais votos que os socialistas.

Em 2017, com a saída de cena do então presidente Rui Rocha (PSD), o resultado foi diferente. Pela primeira vez desde o 25 de Abril, o PS venceu a câmara. A lista encabeçada por António José Domingues, o actual presidente, que volta a concorrer no ato de dia 26 de Setembro, ganhou as eleições e ficou com quatro lugares no executivo, contra três do PSD. O contabilista de 57 anos quer dar continuidade ao trabalho destes quatro anos.

A história da corrida eleitoral deste ano poderá ser diferente. O PSD candidata Célia Freire, que é vereadora, foi vice-presidente e apresenta Rui Rocha como candidato à Assembleia Municipal. O objectivo da candidata que tem 47 anos e é professora e formadora de profissão, é tentar esbater a diferença de 700 votos que separou o projecto laranja da lista do PS há quatro anos.

À espera de um milagre está a CDU, num concelho onde nunca elegeu um vereador dos sete do executivo. A coligação entre Comunistas e Verdes avança com a professora Nídia Valente, de 62 anos, à cabeça. Há quatro anos, a CDU obteve 187 votos, o que significa 2,53%.

O CDS-PP, partido que não passou dos 2,77% em 2017, mas que chegou a eleger dois vereadores no longínquo ano de 1989, volta apresentar um candidato em Ansião. Desta vez, os centristas colocam Nuno Lobo na corrida. Apesar das várias tentativas do REGIÃO DE LEIRIA junto da distrital do partido, não foi possível entrar em contacto com o candidato.

Mas há também estreantes no processo autárquico desde concelho. Entra em cena o Chega, cuja verdadeira implantação autárquica ainda está por conhecer. O candidato é Adriano Martins Rodrigues, de 55 anos, um militar da GNR na reserva.

Conheça, de seguida, a opinião de quatro dos candidatos em Ansião.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados