A nova unidade de saúde familiar (USF) da Marinha Grande vai ser inaugurada no Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril.
Instalada na sede do Centro de Saúde da Marinha Grande e com coordenação de Carlos Cardoso Vieira, a USF Stephens conta com uma equipa de seis médicos, cinco enfermeiros e cinco secretários clínicos e funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas.
Segundo adianta a vereadora da Saúde Ana Laura Baridó, numa nota de imprensa, este novo projeto pretende reforçar “a oferta de serviços de saúde à população do concelho, com qualidade e maior cobertura dos utentes que não têm médico de família”.
A cerimónia inaugural, agendada para as 14h30 de quinta-feira, inclui ainda a assinatura do auto de transferência de competências na área da Saúde para o município e uma homenagem a todos os profissionais do centro de saúde.
Para assinalar a efeméride, a autarquia delineou um programa de atividades físicas e lúdicas, dedicadas ao tema “Vida Saudável”, para todas as idades.
O programa arranca às 10 horas, no parque da Cerca, com participação de alunos de três turmas do 1º ciclo do concelho, e de turmas da Universidade Sénior – Projetos Vida Sénior, da ASURPI – Associação Sindical União Reformados Pensionistas Idosos, da CRPI – Comissão de Reformados Pensionistas e Idosos e do IDV – Industrial Desportivo Vieirense
Além de uma aula de Judo transgeracional, com o Judo Clube da Marinha Grande, haverá espaço para aulas de dança criativa, yoga e relaxamento.
“Pretendemos que a iniciativa ‘Vida Saudável’ assinale o Dia Mundial da Saúde, através da prática de exercício físico e da partilha de experiências numa base transgeracional, reforçando a importância da família na estruturação psicossocial dos indivíduos. Crianças e seniores ganham seguramente com a partilha de atividades promotoras de relações saudáveis, contribuindo fortemente para combater o isolamento social, bem como potenciar a saúde mental de todos”.