Assinar
Leiria

Padre natural de Leiria lidera Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal

O primeiro dia da assembleia geral “foi quase exclusivamente dedicado à temática dos abusos de menores por parte de membros da Igreja Católica”

Célia Cabecinhas, Ângela Coelho, Adelino Ascenso, Maria Alzira Ferreira e Rui Santiago

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) acaba de eleger em assembleia geral o padre Adelino Ascenso, missionário da Boa Nova e natural de Leiria, como presidente para o triénio 2023-2026.

“O padre Adelino Ascenso assume a presidência da direção da CIRP para o triénio 2023-2026, sendo a vice-presidente a irmã Ângela Coelho”, religiosa da Aliança de Santa Maria e vice-postuladora da Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Lúcia de Jesus, refere a CIRP em comunicado, datado de sexta-feira, dia 28.

A direção é composta ainda pela “irmã Célia Maria Pedrosa Cabecinhas, a irmã Alzira Rodrigues Ferreira e o padre Rui Santiago, como vogais; e o conselho fiscal integra a irmã Maria Conceição Fernandes, presidente, irmão António Leal Jorge, secretário e a irmã Maria de Fátima Machado, vogal”.

O primeiro dia da 35ª Assembleia Geral da CIRP, que decorreu em Fátima quinta-feira e sexta-feira, “foi quase exclusivamente dedicado à temática dos abusos de menores por parte de membros da Igreja Católica”.

Os superiores maiores da CIRP “deixaram claro o compromisso sério e decidido de todos os seus institutos, no âmbito da proteção e cuidado de menores e adultos vulneráveis”.

“Manifestamos a nossa profunda gratidão a todas as pessoas vítimas que deram o seu doloroso testemunho, o qual permitiu trazer luz à realidade dos abusos de menores no seio da Igreja. Deixamos uma palavra de coragem àquelas que ainda não foram capazes de falar sobre os acontecimentos trágicos que tocaram as suas vidas, para que consigam denunciar o crime abjeto que sofreram”, referem.

“Estamos unidos ao seu sofrimento, dor e revolta e queremos, sincera e humildemente, pedir-lhes perdão pelos abusos de que foram vítimas nos nossos institutos”, lê-se no comunicado.

A CIRP é um organismo de direito pontifício que integra 132 institutos religiosos e sociedades de vida apostólica existentes em Portugal (94 femininos e 38 masculinos), visando realizar um trabalho de coordenação e auxílio mútuo entre eles.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.