A notícia chegou durante a tarde desta terça-feira, 30 de abril: A Lagoa da Ervedeira recebeu este ano o galardão de Bandeira Azul, que distingue as praias pelas condições de segurança, salubridade e programação de educação ambiental.
“Isto significa que a qualidade da água e da areia e as condições que criámos no ano passado, tendo sido o primeiro ano enquanto praia fluvial [merecem o reconhecimento]”, afirmou o vereador do Ambiente, Luís Lopes, no final da reunião do executivo, que decorreu hoje em Santa Catarina da Serra.
A Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul divulgou esta tarde os resultados e a Lagoa da Ervedeira, que se prepara para iniciar a segunda época balnear como praia fluvial, recebe a distinção pela primeira vez.
Além desta, no território do concelho, as praias do Pedrógão Centro e Sul renovaram os títulos. “As três praias do concelho de Leiria receberam o galardão Bandeira Azul”, sublinhou o autarca.
“Já com um longo histórico de bandeiras azuis, as praias do Pedrógão Centro e Sul renovam o reconhecimento, numa medida de valorização do trabalho ali realizado ao nível da preservação e monitorização da qualidade águas, da gestão ambiental e de equipamentos, da garantia da segurança e dos serviços prestados aos veraneantes, e da informação e sensibilização”, refere a Câmara de Leiria, em comunicado.
Este ano, o tema definido pela Associação Bandeira Azul da Europa para as atividades de educação e sensibilização ambiental a desenvolver nas praias é “O Mar precisa de líderes!”.