Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Memória e ocupação da Palestina em palco nos Marrazes

O festival Novos Ventos fecha a 10ª edição com um domingo recheado de espetáculos no Bairro de Sá Carneiro e no Salão da Junta de Marrazes.

A companhia palestiniana Ashtar Theatre representa “Laranjas e pedras” na última estação da 10ª edição do festival Novos Ventos. Nos Marrazes, este domingo, dia 13 de julho, a partir das 18 horas, conta-se uma história de ocupação

A Palestina chega aos Marrazes na despedida do festival comunitário Novos Ventos. Na tarde de domingo, dia 13, há teatro do Médio Oriente no Salão da Junta de Marrazes. No espaço que é atualmente estúdio do Leirena Teatro, a companhia palestiniana Ashtar Theatre apresenta “Oranges and stones” (em português, “Laranjas e pedras”), criação visual e sem palavras que aborda, de forma simbólica e poética, a realidade da ocupação e a memória da Palestina.

Segundo a dramaturga Mojisola Adebayo, o espetáculo procura transmitir a quem vive fora da Palestina uma ideia do que é a ocupação. “Laranjas e pedras” conta “a verdade possível”.

A presença do Ashtar Theatre será um dos momentos fortes e um ponto alto nesta décima edição do festival Novos Ventos, que reservou o último dia para seis atividades nos Marrazes.

O Leirena pretende aproveitar o dia para mostrar aos habitantes locais que “há uma companhia profissional nos Marrazes”, convidando-os a descobrirem o projeto. “Queremos que as pessoas sintam que estamos aqui para todos e que queremos que estejam ao nosso lado”, afirma o diretor, Frédéric da Cruz Pires.

O dia começa no Bairro Sá Carneiro, com workshop para as famílias, e prossegue com “Bittersweet”, que resulta da residência de Jessica Eschenbach, finalista do Instituto Nacional das Artes do Circo (INAC).

À tarde, ainda no Bairro Sá Carneiro, apresentam-se peças de teatro e curta-metragem comunitárias desenvolvidas por pesosas de instituições da freguesia, e também há “Cream”, proposta de circo contemporâneo do INAC. Depois de “Laranjas e pedras”, o festival encerra com “Pé de laranja lima”.

Makina de Cena interpreta um clássico da literatura de José Mauro de Vasconcelos. Um exercício repleto de ilusão e poesia, que a companhia de Loulé promete ser “um espetáculo tão surpreendente quanto tocante”. Emoções fortes a fechar Novos Ventos.

“Cream” promete surpreender na tarde de domingo

Programa

13 de julho
Fazer fantoches de esponja é o desafio que a Aqui no meu Sótão lança às famílias no Bairro de Sá Carneiro (10 horas). Ainda de manhã, Jessica Eschenbach, do INAC, estreia “Bittersweet”, uma performance desenvolvida em residência artística no festival. À tarde, no Bairro de Sá Carneiro, apresentam-se as criações comunitárias, desenvolvidas por elementos de vários coletivos locais, como o Agrupamento de Escolas dos Marrazes, Amitei, Filarmónica dos Marrazes, Redes na Quinta – InPulsar, entre outros (15h). Depois, o INAC traz “Cream” ao Bairro (16h30), enquanto o Ashtar Theatre leva ao Estúdio Leirena Teatro “Laranjas e pedras” (18h). De volta ao Bairro Sá Carneiro, os algarvios Makina de Cena apresenta a sua versão de “Pé de laranja lima” (21h30). A entrada é livre em todos os momentos


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados