Cerca de 220 telefones dos mais de nove mil instalados em celas dos 49 estabelecimentos prisionais do país foram colocados “em todas as celas e pavilhões que estão ocupados” do Estabelecimento Prisional de Leiria Jovens, conhecido como prisão-escola. O momento da conclusão deste projeto ficou marcado com a visita da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, ao estabelecimento prisional, no dia 9.
O investimento global, iniciado em 2020, foi na ordem dos sete milhões de euros, com os custos dos equipamentos a ser suportados pela empresa operadora e o custo das chamadas suportado pelos reclusos.
De acordo com o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Orlando Carvalho, “o sistema é muito mais favorável para os reclusos”, pois permite-lhes “um maior tempo de utilização do telefone, que está disponível entre as 7 e as 22 horas”, e “uma hora de acesso para os números que estão previamente autorizados”, referiu. Acrescem “cerca de 10 números de interesse público que são grátis” e para os quais os reclusos “podem ligar em qualquer momento”.
O responsável explicou que “quando um recluso queria chamar um guarda durante a noite, tocava a campainha” de chamada, sendo que “agora o próprio aparelho tem instalado um botão de alarme que faz essa sinalização para o posto de controlo”. “Fica registado eletronicamente no sistema, o que também é uma garantia para os próprios reclusos de quando” foi pedido o “auxílio e do momento em que foi recebida a chamada” e, depois, do momento” em que foi prestado o auxílio.
Para a ministra este investimento “é muito importante, porque vem permitir uma maior humanização nos contactos dos reclusos, permitir a ligação às famílias e tirar alguma pressão”, apesar do sistema ser “controlado pela direção do estabelecimento prisional, quer quanto aos números que podem ser utilizados, quer quanto aos períodos” de utilização. “No fundo, é exatamente o mesmo regime que existia com as cabines telefónicas, com a facilidade e a maior tranquilidade de contacto, maior privacidade que é feita nas celas durante um período de tempo estabelecido”, disse.