Esta quinta-feira, vai ser possível conhecer melhor o sítio arqueológico Abrigo da Buraca da Moira, localizado em Boa Vista (Leiria).
Uma equipa de investigadores vai estar disponível para dar a conhecer informação sobre os trabalhos arqueológicos que ali têm lugar.
A iniciativa insere-se na celebração do Dia Internacional da Arqueologia. Explica o Museu de Leiria que a celebração da efeméride, “coincide com o período de trabalhos arqueológicos de 2025 do projeto EcoPLis”, que se tem dedicado a compreender os modos de vida e os rituais de morte das populações pré-históricas que habitaram a bacia do Rio Lis, especialmente durante o Paleolítico (até há 12 mil anos).
“À semelhança de anos anteriores pretende-se com este Dia Aberto a divulgação e explicação, junto da população, dos trabalhos arqueológicos que têm sido realizados desde 2015 e respetivos resultados”, aponta uma nota do Museu de Leiria.
O Museu explica que o sítio arqueológico Abrigo da Buraca da Moira, situado no vale dos Murtórios, “corresponde a um sítio do tipo Abrigo/Gruta/Necrópole, cronologicamente enquadrado em diferentes períodos da Pré-história”, sendo que tem “também presença contemporânea”. O abrigo “sob rocha, uma cavidade de pequenas dimensões, aberta numa bancada calcária, apresenta um claro potencial arqueológico, tendo uma plataforma sedimentar aplanada, com um grau de preservação razoável”.
Os investigadores destacam “a descoberta de abundantes materiais osteológicos humanos desarticulados, de pequenas dimensões, pertencentes a indivíduos adultos e não-adultos”.
“O sítio apresenta uma sequência de níveis arqueológicos que resultaram da utilização do sítio como acampamentos por grupos de Homo sapiens caçadores-recoletores do Gravetense, Solutrense e Epipaleolítico”, refere um artigo divulgado pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa que sintetiza o trabalho ali realizado.
A divulgação mais aprofundada deste sítio arqueológico ocorre dia 24 entre as 11h e as 13 horas e entre as 14h e as 17 horas, com a presença da equipa de arqueologia do projeto de investigação EcoPLis.
Para mais informações sobre a iniciativa, os interessados devem contactar o Museu de Leiria (museudeleiria@cm-leiria.pt ou para 244 839 677).