Borboletas noturnas e o escaravelho vaca-ruiva. Haverá insetos mais incompreendidos do que estes? Não conseguimos responder com certeza, o que sabemos é que no sábado, 26 de julho, eles serão as estrelas de uma atividade dinamizada no Parque Natureza do Agroal, em Ourém, onde quem não os conhece terá a oportunidade de ficar a saber tudo sobre eles.
Marcado para as 18 horas, o desafio dinamizado pelo Museu Municipal de Ourém em conjunto com a associação 30POR1LINHA pretende não só sensibilizar para estas espécies, mas também “dar uma mãozinha” aos cientistas que a estudam, uma vez que serão efetuados registos de cada vez que for visto um destes animais.
A organização adianta que as borboletas noturnas, “vistas apenas como traças”, representam a esmagadora maioria das espécies de borboletas inventariadas e são muito importantes na manutenção dos ecossistemas.
Por sua vez, o vaca-ruiva (lucanus barbarossa) tem a particularidade de só poder ser avistado nesta altura do ano, nos meses do verão, por se encontrar na época de reprodução.
Este escaravelho tem tons muito escuros, mandíbulas em forma de pinça e entre 3 e 4,5 cm de comprimento. Desde 2016 que o projeto Vaca Loura tem incentivado a população a descobrir esta espécie e ajudar a reunir informação sobre a sua distribuição e estado de conservação em Portugal.
A atividade deste sábado é gratuita, mediante inscrição (919 585 003; museu@cm.ourem.pt).