Um incêndio deflagrou na tarde desta sexta-feira, dia 15, numa aldeia da freguesia de Campelo, em Figueiró dos Vinhos, está a consumir somente área florestal.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estava pelas 20h45 a ser combatido por 219 operacionais, com o apoio de 63 viaturas.
“O incêndio começou na aldeia de Vale Vicente e nós rapidamente conseguimos proteger a aldeia sem qualquer tipo de problema”, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, Jorge Martins.
O comandante admitiu que ainda não conseguiu “revisar Vale Vicente para verificar se há ali alguma coisa ou algum anexo que tenha ardido”, uma vez que agora a prioridade é o combate das chamas.
“Neste momento, o incêndio tem apenas uma frente ativa, se continuar a correr bem sem alterações às atuais condições, poderá entrar em resolução ainda esta sexta-feira”, admitiu.
O alerta foi registado às 17h01, para a aldeia de Vale do Vicente.
No ponto de situação na sede da ANEPC, em Carnaxide (Oeiras), pelas 19 horas, o responsável operacional referiu que de 14 ocorrências em curso, a de Campelo, Figueiró dos Vinhos, encontrava-se entre as 10 mais preocupantes.
As outras ocorrências são nas Beiras e Serra da Estrela, em Viseu, Dão-Lafões, Arganil, Cinfães, Lousã, Portalegre, Guarda, Freixo de Espada à Cinta, Sabugal.

