O jazz está de volta à Batalha e suas freguesias com a segunda edição do festival promovido pelo município e pela Associação Jazz de Leiria. A partir desta sexta-feira e até 31 de agosto há quatro concertos especialmente pensados para vários espaços do concelho, circulando pelas quatro freguesias da Batalha.
A abrir, a cantora Rita Maria e o compositor e guitarrista Nuno Costa levam o projeto “Songsayer” ao Salão da Junta de Freguesia de São Mamede. É esta sexta-feira, dia 22 (21h30), numa das primeiras oportunidades para ouvir o novo espetáculo, que a dupla portuguesa estreou há cerca de dois meses no Festival de Jazz do Barreiro.
No sábado, dia 23 (21h30) é a vez de um dos mais mundialmente famosos acordeonistas atuar na praça da Fonte do Reguengo do Fetal. João Barradas apresenta-se em formato trio, com André Rosinha no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria.
O festival regressa no último fim de semana de agosto, revelando a mais recente música do saxofonista César Cardoso – diretor artístico do evento -, que evoca as suas raízes no novo disco “Origins”. O concerto será no largo da Capela de São Bento, na Golpilheira, a 29 de agosto (21h30).
A fechar, a Orquestra Jazz de Leiria toca no exterior do Mosteiro da Batalha no dia 31 de agosto (18h), com o cantor Kiko Pereira como convidado especial.
Todos os concertos têm entrada gratuita.