São 222 as espécies que constam do Guia de Polinizadores de Portugal e mais de metade podem ser observadas na região de Leiria. O livro é apresentado no sábado, dia 18, na Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (11 horas).
Ao longo da obra, os polinizadores – que vão muito além das conhecidas abelhas – são apresentados através de fotografias, muitas vezes da sua interação com flores, e esquemas detalhados que ajudam não só a distinguir diferentes grupos destas espécies, mas também a identificar detalhes morfológicos.
“Este guia nasce de uma enorme vontade coletiva do Grupo de Trabalho de Disseminação, Divulgação e Educação Ambiental do projeto PolinizAÇÃO de aproximar a ciência da sociedade e criar uma ferramenta que permita a cientistas e não-cientistas aprender um pouco mais sobre estes animais”, explica João Loureiro, um dos coordenadores editoriais da obra, citado em comunicado. O especialista sublinha que “os polinizadores estão no centro da nossa vida quotidiana, mesmo quando não damos por isso”.
Carolina Caetano, também coordenadora editorial do livro, considera que “a grande maioria dos polinizadores em Portugal são insetos, que continuam a enfrentar preconceitos e muitas vezes são encarados com receio”. Para proteger estas espécies, aponta, é necessário conhecê-las.
O livro contou com a colaboração de mais de 25 investigadores e especialistas nacionais de entomologia e botânica, entre eles Hugo Gaspar, natural de Pombal. Especialista em abelhas selvagens, é investigador do Centro de Ecologia Funcional (CEF) da Universidade de Coimbra.
Este guia integra o Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores – PolinizAÇÃO. O projeto é coordenado pelo CEF e financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia.