O recém-nascido que foi deixado na madrugada desta segunda-feira, junto ao quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria, tem pouco mais de 24 horas.
Segundo informação apurada junto de fonte oficial da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), o menino tinha ainda cordão umbilical, estava “vestido e aconchegado”, quando foi encontrado, cerca das 4 horas da madrugada, dentro de um saco de supermercado.
Com cerca de 3,5 quilos, o bebé, que foi transportado para o hospital de Leiria pelos Sapadores, “tinha todos os parâmetros normais” e “está bem” de saúde, pelo que se encontra internado na Pediatria da unidade, onde continua sob monitorização e vigilância para acompanhamento clínico.
De acordo com a mesma fonte, foi deixado com o bebé uma mantinha, um saco térmico, biberão e leite.
José Rito, comandante da corporação de Sapadores indicou entretanto à Lusa que foram guardadas imagens de videovigilância do exterior do quartel, que poderão ajudar a identificar quem abandonou o recém-nascido à entrada do quartel.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria adianta, por sua vez, que foi informada da situação pelas 5h30 através dos bombeiros e que estará em causa um alegado crime de exposição ou abandono.
A PSP aguarda o envio das imagens para prosseguir com a investigação, acrescentou fonte da PSP.