Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Bispo de Leiria-Fátima manifesta “solidariedade e oração” pelas vítimas

Também o Papa Leão XIV se manifestou e salienta que sente “muito de perto a situação dos feridos, dos desalojados e de quem ficou seriamente afetado pelos enormes estragos dessa tempestade”.

FOTO: JD

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, José Ornelas, manifestou “solidariedade e oração” pelas vítimas do mau tempo, acrescentando que toda a ajuda económica ou de bens de primeira necessidade deve ser canalizada através da Cáritas.

José Ornelas frisou que a Diocese está a acompanhar de “forma atenta” a “difícil situação, nas paróquias e organizações do território”, numa mensagem num “momento de dor e dificuldade” dirigida à população do “território da Diocese de Leiria-Fátima, particularmente na região Centro do país”.

Expressou ainda a sua “solidariedade e oração pelas vítimas mortais e suas famílias, pelos que ficaram feridos, bem como por aqueles que perderam bens, memórias e meios de vida”.

A diocese tem procurado “oferecer apoio concreto e presença pastoral junto das comunidades afetadas, agindo em articulação com as autoridades locais e nacionais de socorro e reparação das condições de vida das áreas atingidas”, frisou o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

“Por parte da Diocese, toda a ajuda económica ou de bens de primeira necessidade deve ser canalizada através da Cáritas diocesana, de acordo com as indicações veiculadas nas plataformas digitais da Diocese” pode ler-se.

“A nossa solidariedade estende-se também às outras dioceses que enfrentam contrariedades semelhantes. Reconhecemos o esforço e o sofrimento de todos aqueles que, nos territórios vizinhos, foram atingidos por esta devastadora situação”, acrescentou o bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

José Ornelas agradeceu também a “solidária disponibilidade das organizações”, como bombeiros, forças de segurança, proteção civil e outros organismos, de todo o país, que “desde a primeira hora, marcam presença” ao lado da diocese.

“É um sinal muito positivo de humanidade solidária que permanecerá na nossa memória coletiva. Um particular agradecimento aos grupos de jovens e mais adultos que estão a integrar o esforço de apoio, com aqueles que estão na primeira linha de intervenção”, vincou.

Na mesma nota, o bispo da Diocese de Leiria-Fátima divulgou a “mensagem especial” enviada pelo papa Leão XIV. “É uma página do conforto amigo que brota da comunhão que vivemos como Igreja e nos dá força e esperança”, frisou ainda José Ornelas.

Papa Leão XIV manifesta pesar pelas vítimas mortais da depressão Kristin

O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais da depressão Kristin em Portugal e reconheceu o trabalho de entreajuda dos cidadãos.

“Ao saber das graves consequências da passagem da depressão Kristin pelo território português, que deixou um cenário particularmente devastador no centro do país, o santo padre deseja comunicar o seu pesar pelas pessoas que perderam a vida, unindo-se espiritualmente à dor dos respetivos familiares”, refere o Papa numa mensagem enviada ao presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima.

Na nota, assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, Leão XIV salienta que sente “muito de perto a situação dos feridos, dos desalojados e de quem ficou seriamente afetado pelos enormes estragos dessa tempestade”.

O pontífice refere ainda no comunicado que reza pelas autoridades nacionais e locais, bem como pelas instituições civis, militares e religiosas que se unem para as pessoas que precisam de ajuda.

A entreajuda dos cidadãos durante a passagem da tempestade também foi reconhecida pelo Papa Leão XIV.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição. Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.