Assinar
Fátima

Bispos reúnem-se em Fátima para debater desafios pós-Jornada Mundial da Juventude

Encontro acontece a pouco mais de um mês do arranque da Jornada Mundial da Juventude, a 1 de agosto.

foto da basílica da santíssima trindade em fátima
Foto de Arquivo

Os bispos católicos portugueses reúnem-se hoje e amanhã em Fátima, para refletirem sobre os desafios pastorais pós-Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se colocam às dioceses e à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Estas jornadas Pastorais do Episcopado Português realizam-se a pouco mais de um mês para o início da JMJ Lisboa 2023, a realizar entre 1 e 6 de agosto, com a presença do Papa Francisco, contando com a participação da direção de Pastoral da Jornada Mundial da Juventude e da direção do Comité Organizador Local.

Também os Comités Organizadores Diocesanos (COD) serão chamados a abordar os desafios locais que se perspetivam para o pós-JMJ.

A CEP informou, também, que esta quarta-feira, dia 21 de junho, se realiza a 207.ª Assembleia Plenária, de caráter extraordinário, que homologará a constituição das Comissões Episcopais, após a eleição dos seus presidentes na Assembleia Plenária de abril, iniciando-se assim, formalmente, as suas funções.

Naquela reunião magna do episcopado português, o bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, foi reeleito para um segundo mandato à frente da Conferência Episcopal.

Na ordem de trabalhos de quarta-feira, segundo a CEP, vai estar também o processo sinodal em curso, nomeadamente, a primeira sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodos dos Bispos “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, que se realiza de que 4 a 29 de outubro, no Vaticano.

Um encontro dos bispos com alguns membros do Dicastério da Doutrina da Fé, no âmbito “do caminho que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer, no sentido de prevenir e implementar uma cultura de cuidado e proteção dos menores e adultos vulneráveis nos seus ambientes”, vai ser abordado também nesta Assembleia Plenária, cujas conclusões serão objeto de comunicado, não estando prevista qualquer conferência de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados