Quase todos os alunos do concelho de Leiria regressaram às aulas, alguns à distância, à exceção dos alunos dos 5º, 6º, 7º e 8º anos da Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, da Maceira.
Segundo Anabela Graça, vereadora da Educação da Câmara de Leiria, foram instalados contentores nos últimos dias para permitir o regresso destes alunos à escola, faltando, no entanto, a necessária ligação à energia elétrica.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, Eugénia Domingues, diretora do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer adiantou que cerca de 250 alunos do Ensino Secundário, regular e profissional, regressaram ontem, quarta-feira, à escola, tendo as turmas do 9º ano (114 alunos) retomado as atividades letivas esta quinta-feira, dia 12.
Para receber os alunos, foi provisoriamente coberto o bloco de salas que ficou menos danificado pela intempérie que assolou a região, o que permitiu abrir oito salas.
As restantes funcionam e irão funcionar nos 15 contentores que o município mandou instalar.
Esta tarde, Eugénia Domingues referiu estar a ser ponderado para amanhã, sexta-feira, o regresso das turmas do 5º ano, num total de 96 alunos. “Estamos a ver se conseguimos. O tempo é uma condicionante e receamos muito as previsões do tempo para amanhã”, admitiu.
Quanto aos restantes alunos (280 dos 6º, 7º e 8º anos), a responsável estima que sejam asseguradas condições para o regresso às aulas na próxima quinta-feira, após a interrupção letiva do Carnaval.
Já na EB 2,3 dos Marrazes, os alunos dos 7º e 8º anos mantêm-se com ensino à distância através da disponibilização de conteúdos na plataforma online com acompanhamento docente, assim como as turmas de 10º ano da Secundária Afonso Lopes Vieira, informou a vereadora da Educação.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, Anabela Graça referiu ainda que todas as escolas do concelho voltaram a abrir portas, apesar de “alguns constrangimentos), tendo sido deslocalizadas 12 escolas do 1º ciclo e jardins de infância para outros espaços coletivos.
De acordo com a vereadora, os edifícios que não puderam abrir portas “têm de ser reconstruídos”.
Quanto à pausa letiva do Carnaval, mantém-se entre os dias 16 e 18 de fevereiro para todos os níveis de ensino, sendo garantido o programa de apoio às famílias, sublinhou a autarca.
No concelho da Marinha Grande, a pausa letiva é também assegurada nos três agrupamentos de escolas, embora com menos um dia (quarta-feira, dia 18), para os alunos do Ensino Profissional dos agrupamentos de Nascente e de Vieira de Leiria, segundo informação recolhida junto da Câmara Municipal.