Assinar
Cultura

Abrigo do Lagar Velho, no Vale do Lapedo, indicado para Monumento Nacional

O Abrigo do Lagar Velho, local da descoberta o Menino do Lapedo em 1998, em Santa Eufémia, Leiria, foi hoje indicado para Monumento Nacional pela Direção-Geral do Património Cultural.

O Abrigo do Lagar Velho, local da descoberta o Menino do Lapedo em 1998, foi hoje indicado para Monumento Nacional pela Direção-Geral do Património Cultural.

Para o sítio, na margem esquerda da Ribeira da Caramujeira, freguesia de Santa Eufémia, Leiria, além da classificação como Monumento Nacional, está prevista a fixação de uma zona especial de proteção (ZEP).

A proposta, publicada em Diário da República, compreende o impedimento de qualquer obra na área, dada a “sensibilidade arqueológica do sítio”, onde apenas serão autorizados trabalhos de investigação.

Abrigo do Lagar Velho (fotografia: João Zilhão)

Na ZEP, que abrange o canhão do vale do Lapedo, “todas as intervenções com impacto no subsolo deverão ter diagnóstico arqueológico prévio”.

Os elementos relativos ao processo de classificação estão consultáveis online na Direção Regional de Cultura do Centro, Direção-Geral do Património Cultural e Câmara Municipal de Leiria.

O processo original fica disponível para consulta presencial, mediante marcação prévia, na Direção Regional de Cultura do Centro, em Coimbra.

A consulta pública terá a duração de 30 dias úteis e, caso não sejam apresentadas observações, a classificação do Abrigo do Lagar Velho e a criação da ZEP do Lapedo tornar-se-ão efetivas com nova publicação em Diário da República.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados