Assinar

Crónica irregular: O clima da mudança

O Presidente Barak Obama apresentou esta semana um inovador plano de redução de emissões de Dióxido de Carbono (CO2) no sector energético de 30% relativamente aos níveis de 2005.

Miguel-aranda-da-silva
Miguel Aranda da Silva, engenheiro do Ambiente

O Presidente Barak Obama apresentou esta semana um inovador plano de redução de emissões de Dióxido de Carbono (CO2) no sector energético de 30% relativamente aos níveis de 2005. Este plano pretende colocar os Estados Unidos no caminho, que outros países já iniciaram, do combate às alterações climáticas.

As emissões de gases de efeito estufa na União Europeia têm vindo a cair e já se situam em níveis que permitiram à Agência Europeia do Meio Ambiente anunciar que a UE alcançará os objetivos de redução com que se comprometeu para 2020.

Entretanto a China apresentou, também esta semana, medidas de redução de emissões a partir de 2016. Estas medidas foram anunciadas em vésperas do início de mais uma ronda negocial das Nações Unidas para um novo tratado de combate às alterações climáticas. No calendário da ONU, até ao final do próximo ano deverá ser tomada uma decisão sobre o novo tratado que vigorará a partir de 2020.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente estas notícias indicam uma importante convergência à muito esperada no combate às alterações climáticas. Esperemos que estas iniciativas deem os resultados esperados e que possam servir de exemplo para outros temas que também exigem convergência na ação à escala planetária.

(texto publicado na edição de 5 de junho de 2014)