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Margem esquerda: Ídolos da matemática

Um número de 5 algarismos diz-se uma cordilheira se o primeiro algarismo for menor que o segundo, o segundo maior que o terceiro, este menor que o quarto que, por sua vez, é maior que o quinto. O 14082 é uma cordilheira. Quantas cordilheiras existem?

Adérito Araújo, professor universitário aderito.araujo@gmail.com

Um número de 5 algarismos diz-se uma cordilheira se o primeiro algarismo for menor que o segundo, o segundo maior que o terceiro, este menor que o quarto que, por sua vez, é maior que o quinto. O 14082 é uma cordilheira. Quantas cordilheiras existem?

Antes de responder pense um bocado. Não desista. Pelo menos já sabe que a resposta terá que ser inferior a 100000. Para não o amedrontar, não lhe vou dizer que este foi um dos problemas da final das XXX Olimpíadas Portuguesas de Matemática, que decorreu, em março, na ES Domingos Sequeira, em Leiria. Se aceitar o desafio garanto-lhe que, tal como os 40 mil alunos que participaram este ano nas olimpíadas, descobriu como dominar o papão da matemática. A Mariana, o Pedro e os restantes 85 finalistas estão entre esses jovens. Apelidá-los de génios, nerds, raridades, para além de falso, apenas contribui para propagar o mito de que a matemática é apenas acessível a uma minoria.

O sucesso na matemática exige mais ou menos o mesmo do que é necessário passar no casting do Ídolos: trabalho, empenho, imaginação e, sobretudo, acreditar que o sucesso vale a pena. É claro que ter uma boa voz, uma boa organização mental, ajuda muito. Mas tudo isso também se trabalha. O papel da escola consiste em convencer os jovens e as suas famílias que estudar matemática é muito mais compensador do que ter um sim do Manuel Moura dos Santos.

(texto publicado na edição em papel de 5 de abril de 2012)