Assinar

Partilhando: TEDxYouth@Leiria – A História

A Joana, que ainda persistia às quatro da madrugada, envia a frase: “Um mundo invertido é mais divertido”. Tínhamos criado um conceito.

Cristina-barros
Cristina Barros, professora do IPLeiria e presidente da Incubadora D. Dinis cristinabarros.rl@gmail.com

De mentes inquietas, incomodadas e inconformadas nasceu o TEDxYouth@Leiria que terá lugar no Teatro José Lúcio da Silva, no próximo dia 16 de Novembro. Estes eventos são organizados de forma independente, com o objetivo de fomentar a partilha de ideias inspiradoras.

A iniciativa nasceu a 13 de abril de 2013, quando três mentes inquietas, três amigas, Cristina, Ana e Tânia, decidiram assistir ao TEDxO’Porto e se questionaram: “E porque não organizamos um TEDx em Leiria? Facilmente conseguimos a equipa na nossa rede de amigos!”. Estava lançado o desafio.

Era agora preciso pensar num mote para o evento, num público-alvo e numa entidade que o organizasse e fosse independente.

Três da madrugada de um dia de maio e um grupo de amigos, via Skype, iniciam uma chuva de ideias para pensar um lema porque a primeira hipótese, “Atrevo-me”, já existia. Em cima da mesa estava um dos meus livros preferidos, de Paul Arden, “Whatever You Think, Think the Opposite” (na edição brasileira “Tudo o Que Você Pensa, Pense o Contrário”). E eu disse: “Temos de pensar ao contrário!”. Ao que a Ana respondeu: “Inverter, inverte… É isso! Inverte!”. A concordância foi total. A Joana, que ainda persistia às quatro da madrugada, envia a frase: “Um mundo invertido é mais divertido”. Tínhamos criado um conceito.

No dia 7 de junho apresentámos o projeto a um conjunto de amigos que o abraçou de imediato e constituímos a INVERTED Team, hoje uma equipa de 30 pessoas que integra um grupo de consultores especialistas, de 15 e 16 anos, pois o público-alvo são jovens. Quando ouvimos de forma eloquente e deliciosa a jovem Bárbara, de 15 anos, a expressar o que achava, os “crescidos” perceberam de imediato que estavam totalmente obsoletos e a colaboração destes jovens seria preciosa.

A 21 de junho é criada, por este grupo independente, a Associação INVERTE, que organiza o TEDxYouth@Leiria e que tem por objetivo desenvolver ações junto da comunidade para potenciar o INVERTISMO, ou seja, a audácia para pensar ao contrário, alterar, mudar completamente a ordem, o rumo, o modelo ou a forma, para criar novo conhecimento e valor.

Desde então que esta equipa de “invertidos” se diverte a trabalhar com o máximo profissionalismo e rigor para vos apresentar o TEDxYouth@Leiria. A essa equipa dedico esta crónica pois sem o espírito de amizade, respeito, entrega e colaboração, nada teria sido possível.

(texto publicado na edição de 24 de outubro de 2013)