Assinar

Partilhando: TEDxYouth@Leiria – Uma aventura inesquecível

Para toda a equipa, foi um exemplo de que as ideias têm de sair do papel, das nossas mentes.

Cristina-barros
Cristina Barros, professora do IPLeiria e presidente da Incubadora D. Dinis cristinabarros.rl@gmail.com

Rir. Sentir. Chorar. Sonhar. Emocionar. Partilhar. Receber. Crescer. Viver. Inverter. São os verbos que marcaram o dia 16 de Novembro em Leiria. O primeiro TEDxYouth@Leiria deu-nos tudo isto!

“Alma cheia” foram as palavras que mais se ouviram no final de um evento que quebrou pontes e uniu uma cidade em redor da partilha de ideias. Ideias que acreditamos terem marcado quem connosco partilhou aquele dia.

Queremos aqui, por palavras escritas, agradecer a todos os oradores, a todas as entidades, aos patrocinadores, media partners, aos amigos e à família da fabulosa equipa INVERTE, que tornaram possível aquele dia.

E, mais importante, agradecer a todos os que encheram o Teatro José Lúcio da Silva, que se sentaram naquelas cadeiras durante um dia inteiro e saíram da sua “zona de conforto”.

Muitas horas, muitas noites mal dormidas, muitos cafés e chocolates… São recordações de uma viagem que queremos e vamos repetir. Valeu cada minuto! Constrangimentos, imprevistos, obstáculos, corações apertados, vivemos tudo isso mas valeu a pena.

Trabalhámos todos os dias com amor, com um sorriso no rosto, com a sensação de que só poderia dar certo. E deu!

Para toda a equipa, foi um exemplo de que as ideias têm de sair do papel, das nossas mentes. Têm de ser partilhadas e ganhar vida!

É com esse sentido de partilha que aqui deixo o texto que li na abertura do evento e escrevi num dia em que senti necessidade de Inverter.

“Inverte paradigmas, dogmas, rumos, formas, atitudes, pensamentos e, mais difícil que tudo, sentimentos. Inverte… Ao ponto de te chamarem louco, por não perceberem que este estado, de loucura para alguns e de perfeita sanidade mental para nós próprios, está assente em valores que não queremos perder, por mais contaminação que haja. Valores tão essenciais, cruciais, fundamentais e sólidos como a verdade, a partilha, a solidariedade, amizade e, claro, o amor.

Ter a capacidade de eliminar, depurar, filtrar, precipitar, derreter e ainda evaporar o que nos intoxica a mente é absolutamente libertador e, por vezes, basta mudar o foco, basta inverter, voltar à origem das coisas, para o conseguirmos.

Mudar pode não significar mudar fisicamente as coisas. Pode ser mudar a forma como as vemos ou, mais importante, como as sentimos.

Inverter para simplesmente sermos mais fortes e mais capazes de lutar por aquilo em que acreditamos.

INVERTE Your Thinking”

(texto publicado na edição de 21 de novembro de 2013)