Assinar
Cantinho dos Bichos

Criadores de animais em busca do exemplar perfeito (fotogaleria)

Cães, gatos, pássaros, cavalos e peixes. Há uma panóplia de bichos criados com um determinado propósito. O REGIÃO DE LEIRIA falou com criadores que, em comum, têm o objetivo de obter o animal ideal.

Cães, gatos, pássaros, cavalos e peixes. Há uma panóplia de bichos criados com um determinado propósito. O REGIÃO DE LEIRIA falou com criadores que, em comum, têm o objetivo de obter o animal ideal.

João Santos tem várias espécies de aves: papagaios, catatuas, araras. Mas são os pássaros indianos que o fascinam pela variedade de mutações.

“É essa a diferença entre um colecionador e um criador. Eu tento ter mutações que ainda não há ou que ainda não estão tão desenvolvidas”, sublinha.

O prazer pela criação e por chegar ao exemplar ideal atravessa o reino animal. Nelson Simões tem um “hobby profundo”, como lhe chama, que é também uma paixão.

É criador de cães da raça pastor alemão e golden retriever. O rigor com que cria os animais já lhe valeu algumas distinções. Para o criador, a pureza da raça é fundamental: “Os exemplares de pastor alemão que temos são descendentes de linhas alemãs, todos passaram pelos testes que o clube alemão recomenda para a raça. Com os golden retriever acontece o mesmo”.

Em Alcobaça, Sérgio Franquinho tem uma paixão semelhante: é também criador de cães mas de raça diferente: boxer.

Há quatro anos consecutivos que é o melhor da especialidade a nível nacional. Deve-o à preocupação que tem em tentar criar o exemplar mais próximo possível do estalão (documento oficial que define as características de determinada raça).

Leia o artigo completo no Especial Dia do Animal, parte integrante da edição do REGIÃO DE LEIRIA de 4 de outubro de 2012.

 

(fotografias: Joaquim Dâmaso)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.