Assinar
Sociedade

Bicicletas de utilização gratuita para estudantes de Leiria a partir de terça-feira

Doze bicicletas de utilização gratuita vão estar disponíveis para os estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) a partir de terça-feira, assinalando a segunda fase do programa Biclis.

Doze bicicletas de utilização gratuita vão estar disponíveis para os estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) a partir de terça-feira, assinalando a segunda fase do programa Bicicleta da Cidade do Lis (Biclis).

A iniciativa prevê a instalação de uma estação automática com seis bicicletas no campus 2, onde estão as escolas superiores de Tecnologia e Gestão e de Saúde, e outra, com igual número de bicicletas, nas residências dos estudantes, explicou à agência Lusa o coordenador do projeto T.aT. (Students Today and Citizens Tomorrow), João Pedro Silva.

O responsável adiantou que a antecipação em seis meses do alargamento da Biclis àquelas escolas e às residências dos alunos – estava previsto para setembro – se deveu à criação da ciclovia que liga o campus 2 à cidade e ao apoio do consórcio Smart Mobility Systems, que disponibiliza as estações onde se encontram as bicicletas.

Segundo João Pedro Silva, para utilizarem este meio de transporte, os estudantes devem efetuar previamente a inscrição que lhes dá acesso a um cartão, através do qual, no quiosque multimédia integrado na estação, é possível levantar uma bicicleta.

“Espero que as bicicletas não cheguem e que seja possível aumentar o seu número. É bom sinal”, declarou o coordenador.

A Biclis nasceu no seio do projeto T.aT., que tem como parceiros o IPL, a Câmara de Leiria e a Agência Regional de Energia da Alta Estremadura.

“O projeto pretende sensibilizar a comunidade académica para a necessidade de reduzir os impactos ambientais decorrentes dos padrões atuais de mobilidade, que passam sobretudo pelo uso do veículo automóvel”, referiu João Pedro Silva.

De acordo com o docente do IPL, a iniciativa quer “levar a comunidade académica a ter hábitos de mobilidade mais amigos do ambiente, o que passa por menos dependência do automóvel, menos gastos de combustíveis fósseis, menos poluição, mais espaço para o convívio e para o exercício físico”.

Além da Biclis e de um plano de mobilidade sustentável para o campus 2 do IPL, em fase de elaboração, o projeto inclui uma aplicação informática na internet denominada “GOTOCAMPUS 2”.

Disponível em http://gotocampus2.ipleiria.pt, esta aplicação permite à comunidade académica – alunos, professores e funcionários – combinar boleias, através da partilha de automóvel, e, dessa forma, reduzir o número de veículos no campus 2.

A Biclis, que tem 490 utilizadores inscritos, foi lançada em setembro do ano passado por ocasião da Semana Europeia da Mobilidade, passando a disponibilizar 50 bicicletas para utilização gratuita na cidade de Leiria estacionadas em cinco locais distintos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados