Assinar
Sociedade

D. Serafim Ferreira e Silva nas celebrações da Páscoa indonésia

O bispo emérito de Leiria-Fátima vai participar nas celebrações da Semana Santa na ilha indonésia das Flores, na Indonésia.

O bispo emérito de Leiria-Fátima vai participar nas celebrações da Semana Santa na ilha indonésia das Flores, na Indonésia.

“A ilha das Flores é uma reserva do catolicismo num país em que 80 por cento da população [cerca de 216 milhões de habitantes] são muçulmanos”, afirmou à Agência Lusa D. Serafim Ferreira e Silva, explicando que se trata de “uma ilha perto de Timor-Leste à qual os portugueses deram o nome Flores e onde deixaram centenas de palavras, tradições e a fé”.

O prelado, que vai em nome do bispo residente de Leiria-Fátima e se faz acompanhar pelo antigo reitor do Santuário de Fátima, monsenhor Luciano Guerra, participa nas celebrações da Semana Santa na diocese de Larantuka, um legado deixado pelos missionários portugueses que ali se fixaram no século XVI.

“Vou celebrar numa igreja que se chama Rainha do Rosário”, exemplificou o bispo emérito de Leiria-Fátima, que apontou ainda a importância da ilha, que esteve sob domínio português até 1856, no ponto de vista comercial à época das grandes conquistas.

D. Serafim Ferreira e Silva, que vai transportar duas imagens da Virgem de Fátima para as dioceses de Larantuka e Maumere, referiu que é com “espírito missionário” que faz a viagem para “recordar a presença portuguesa” num momento em que os católicos revivem a morte e ressurreição de Cristo.

“Como eu também sou cristão, vou nessa perspetiva, não só histórica, não só mística, não só saudosista, mas o sentido missionário de poder testemunhar, dialogando, dando e recebendo, mas comunicando a força, a alegria, a esperança da minha fé”, declarou.

A comitiva da diocese partiu na sexta feira para a capital da Indonésia, Jacarta, onde será recebida pelo embaixador português na capital indonésia, Carlos Frota.

As celebrações da Semana Santa em Larantuka começam dia 31 e terminam a 05 de abril.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados