Assinar
Cultura

Comunidade de Leitores Alma Azul nasce hoje na livraria Arquivo

A livraria Arquivo, em Leiria, recebe a partir de hoje a Comunidade de Leitores Alma Azul, uma proposta que convida à reflexão sobre o acto de ler.

A livraria Arquivo, em Leiria, recebe a partir de hoje a Comunidade de Leitores Alma Azul, uma proposta que convida à reflexão sobre o acto de ler.

Elsa Ligeiro, da Alma Azul, explica que a diferença entre esta e outras comunidades começa no facto desta, que hoje é criada na Arquivo, ser “um espaço de reflexão de reflexão sobre o acto de ler. Sobre o tempo (ou os tempos) de leitura”, e não se debruça como as outras numa obra ou autor.

O objectivo não é a multiplicação de leitores, “mas o reforço das razões dos que gostam de ler como exemplo para futuros leitores”.

A comunidade de leitores da Arquivo é aberta a todos os interessados maiores de 16 anos, sublinhando Elsa Ligeiro que “o gostar de ler livros ou não, é irrelevante”.

“Temos fórmulas simples de aproximar leitores. Não se trata de uma conquista, mas antes de ocupar um espaço ainda vazio. Ser leitor é uma descoberta que cada um deve fazer de forma pessoal e intransmissível. A melhor forma é mostrar a existência desse vazio. Isso consegue-se questionando quem não lê com a sabedoria de quem lê”, refere.

A responsável pela Alma Azul lamenta que “a Escola e o Ensino, que deviam partir dessa realidade para um estímulo à aprendizagem, não têm valorizado os livros e a leitura como um instrumento vital de apoio pedagógico”.

“O Plano Nacional de Leitura vem iniciar um processo que deixa de fora várias gerações – especialmente as que frequentam o Ensino Superior – o que é um problema grave, não só em termos de educação, mas que se reflecte muito no comportamento que grande parte dos jovens portugueses em relação à cultura”, afirma Elsa Ligeiro.

PROGRAMA

20 de Maio
18h30 – “O Tempo e a Leitura”

17 de Junho
18h30 – “O lugar dos livros em casa”

23 de Setembro
18h30 – “O livro como registo de identidade”

4 de Novembro
18h30 – “Passar o tempo a ler”

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados