Assinar
Sociedade

Norberto Barroca homenageado na Marinha Grande

O encenador marinhense Norberto Barroca foi homenageado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, numa cerimónia realizada sábado, 15, contou com a presença de cerca de centena e meia de pessoas.

O encenador marinhense Norberto Barroca foi homenageado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, numa cerimónia realizada sábado, 15, contou com a presença de cerca de centena e meia de pessoas.

Participaram na sessão diversas figuras publicas, como Clara Joana, Estrela Novais, João D’Ávila, Luís Aleluia, Lurdes Norberto, Manuela de Freitas, Margarida Carpinteiro, Rui Mendes, Rui de Carvalho, Vítor Norte, Carlos Máximo, Maestro Paulino Garcia, Maria Ricardina Parrinha, Isabel Ruth, Luísa Brandão, Júlio Cardoso, Laura Soveral e José Manuel Costa Reis.

Na sessão, o homenageado lembrou não ser um homem da política, mas “um homem da cultura que é também uma forma de fazer política”. Evocou as suas origens lembrando que nasceu na Marinha Grande numa família com quem aprendeu “o respeito, a amizade, a tolerância, a justiça, a solidariedade”. Cresceu “a ouvir o apito das fábricas de vidro, a cheirar o fumo das chaminés, a ver a azáfama dos operários a vir do seu trabalho”. São estas imagens, cheiros e sons que encheram os seus “sentidos de criança que eu nunca mais esqueci e que ajudaram a formar a minha sensibilidade”, disse Norberto Barroca, que foi condecorado com a Medalha do 18 de Janeiro, para assiinalar os 50 anos de carreira do encenador.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira, realçou que a acção visou “evocar o prestigiado percurso profissional do artista e reconhecer publicamente o seu contributo para a dignificação do teatro a nível local e nacional”.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.