Assinar
Cultura

Agenda para o dia 9 de Julho na região de Leiria

Desporto, música, debates, encontros, cinema, actividades infantis são algumas das iniciativas que marcam a agenda desta sexta-feira, em vários concelhos da região.

Desporto, música, debates, encontros, cinema, actividades infantis são algumas das iniciativas que marcam a agenda desta sexta-feira, em vários concelhos da região.

SEXTA-FEIRA, 9 DE JULHO

9H00
1º Encontro da Rede Concelhia de Bibliotecas na Marinha Grande

O 1º Encontro da Rede Concelhia de Bibliotecas tem lugar na Biblioteca Municipal. A rede concelhia de bibliotecas, a apresentação de projectos de animação da leitura, o papel das bibliotecas, uma oficina de escrita criativa e uma sessão de contos integram o programa.

9H30
Gestão do Património Mundial em destaque na Batalha

Prossegue o 3º Encontro Ibérico de Gestão do Património Mundial no Mosteiro da Batalha, durante a manhã. Depois de um painel sobre turismo e parcerias e da apresentação de conclusões, o presidente do IGESPAR e o secretário de Estado da Cultura encerram os trabalhos.

10H00
Actividades para todos na praia de S. Martinho, Alcobaça
Jogos de praia, para crianças dos 5 aos 12 anos, uma biblioteca, aulas de aeróbica e outras actividades desportivas estão disponíveis na Praia de S. Martinho do Porto todos os dias, até 31 de Agosto.

Animação “Segue os passos do Marquês”, Pombal
O público é convidado a seguir as pegadas deixadas por Sebastião José de Carvalho e Mello e a dirigir-se à Praça do Marquês de Pombal, contemplar a arte dos museus municipais e participar em actividades lúdicas e pedagógicas. Uma iniciativa do Museu Marquês de Pombal.

11H00
“Meter mãos ao vidro” no Museu, Marinha Grande
O Museu do Vidro acolhe um ateliê pedagógico de exploração dos materiais e ferramentas utilizados nalgumas técnicas de fabrico e decoração do vidro, para crianças dos 3 aos 12 anos, das 11 às 12h30 e das 15 às 17 horas.

14H00
“Caldas empreende” mostra-se à comunidade, Caldas da Rainha

As empresas instaladas no centro “Caldas Empreende” vão abrir as suas portas à comunidade, dar a conhecer o que fazem, realizar workshops, falar de empreendedorismo e de como da adversidade se faz a oportunidade. “1000 Ideias 1 Visão de Negócio” é o nome deste “open day” a decorrer até ás 18 horas, no edifício do Caldas Empreende, na Rua Manuel Matos, nº 76.

14H30
Sessão de informação sobre incentivos para a eficiência energética, Óbidos

A primeira acção de divulgação sobre incentivos para a eficiência energética promovida pela OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste decorre no salão nobre da Oeste CIM. Os interessados em participar devem contactar a organização através do e-mail oestesustentavel@oestedigital.pt.

16H00
Torneio de andebol na Praia da Nazaré
Cerca de 600 atletas são esperados até domingo para o Torneio de Andebol de Praia a decorrer no campo de jogos da praia. Os primeiros jogos das equipas de sub-16 realizam-se das 16 às 19 horas, e os das equipas seniores das 20 às 23 horas.

17H00
Mercado Medieval até domingo em Óbidos

O Mercado Medieval volta a abrir portas até às 24 horas entre muralhas da vila de Óbidos. O ateliê infantil “Torre mágica” está disponível até às 22 horas. Bilhetes a 7 euros.

17H45
Feira de autores na Biblioteca Saramago, Leiria

A Biblioteca Saramago do Instituto Politécnico de Leiria acolhe uma feira de autores no âmbito do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemáticos, a decorrer na ESTG.

18H00
Encontro de “Famílias optimistas e de bem-querer”, Nazaré

A iniciativa, que visa a promoção do bem-estar na vida familiar no âmbito do plano de acção do projecto Âncora, decorre na Biblioteca, com participação da psicóloga Helena Marujo.

19H00
Vieira de Leiria comemora 25º aniversário de elevação a vila, Marinha Grande
Uma sessão solene, com homenagem a antigos autarcas e signatários da candidatura, e o lançamento do roteiro da vila decorrem na Junta de Freguesia. Segue-se, às 20h30, uma mostra de histórias e sonhos das gentes da terra, no Largo da República, e, às 21 horas, a exibição do filme “Gente da Praia da Vieira”, de António Campos, no Cine -Teatro Actor Álvaro. Às 22 horas, há espectáculo de folclore e fado no Largo da República.

21H00
Moda Leiria 2010 desfila na Praça, Leiria
A Praça Rodrigues Lobo é palco do desfile Moda Leiria 2010, organizado pela Cercilei e a Oásis. O evento, subordinado ao tema “Biodiversidade”, visa promover a auto-estima dos utentes, permitir a sua interacção com utentes de outras instituições, e a sua maior integração na comunidade envolvente. A apresentação está a cargo de Fernando Alvim. A entrada é livre.

“O papel da carbonária na Implantação da República” em Pombal
O Arquivo Municipal acolhe uma palestra sobre “O papel da carbonária na Implantação da República”, com intervenção de António Ventura, director do Centro de História da Universidade de Lisboa. A iniciativa integra o ciclo de conferências “Quem fez a República”.

21H30
London Brass Tentet no Mosteiro de Alcobaça

O XVIII Festival de Música de Alcobaça apresenta um espectáculo com os London Brass Tentet, no Claustro D. Dinis. Quatro trompetes, uma trompa, dois trombones, um trombone e eufónio, um trombone baixo e uma tuba sobem ao palco para tocar temas de A. Holborne, J.S. Bach, Dvorak, Villa Lobos e Duke Ellington, entre muitos outros. Bilhetes a 5 e 8 euros.

Festival Internacional de Ginástica, Bombarral
O Pavilhão Municipal do Bombarral recebe o Festival Internacional de Ginástica.

22H00
Música no Largo, Caldas da Rainha

Tiago Ribeiro anima a noite no largo Frederico Pinto Bastos no âmbito do projecto “Viver as Praças e os Largos… em Caldas da Rainha”.

Reverberação ao vivo na Fnac, Leiria
O grupo de percussão e música tradicional da Associação Terra Nova da Maceira dedica-se à divulgação dos cantares tradicionais. Os 20 elementos do grupo criaram os instrumentos com tocam. Ao vivo na loja Fnac, no LeiriaShopping.

22H30
Magia na rua na Praia do Pedrógão, Leiria

Um espectáculo de magia cómica e interactiva, grandes ilusões e aparições de pombas e araras anima a noite na Rua Adelaide Félix, na Praia do Pedrógão. Uma iniciativa do programa “Praça Viva”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados