Assinar
Cultura

D. Dinis regressa ao Castelo de Leiria neste fim-de-semana

D. Dinis está de “regresso” ao Castelo de Leiria até domingo, numa recriação da corte do rei Lavrador e Trovador para afirmar a herança do monarca e a história do monumento.

D. Dinis está de “regresso” ao Castelo de Leiria até domingo, numa recriação da corte do rei Lavrador e Trovador que pretende afirmar a herança do monarca e a história do monumento como marcas da cidade.

Desde terça-feira até hoje, este verdadeiro parque temático intitulado “Na corte d’El rei D. Dinis” está reservado a assinalar o início do ano escolar do 1º ciclo no concelho de Leiria, levando ao castelo cerca de 5.300 alunos.

A partir de sábado e até domingo, o monumento abre portas ao público que poderá conhecer o castelo num ambiente inspirado no que era há oito séculos, com danças, gastronomia, música, teatro, encantadores de serpentes, lendas e fogo-de-artifício no final.

“O objectivo é afirmar uma marca, D. Dinis, e um espaço, o castelo. Leiria precisa de um conjunto de identidades. O castelo é o espaço ideal para isso”, explica o vereador da Cultura da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.

As entradas são livres e a expectativa da autarquia é tornar o castelo um ponto de atracção turística da cidade.

“Associamos D. Dinis ao facto de ter sido um rei que fez um grande governo pelo país. Foi o rei Lavrador, porque replantou o pinhal de Leiria, substituindo os pinheiros mansos pelos bravos, e foi o rei Trovador, progressista na área da cultura e da educação”, recorda Gonçalo Lopes.

Entre o programa, que envolve cem actores e figurantes, sábado há uma simulação da replantação do pinhal e domingo há recriação de uma missa em latim e assalto ao castelo por castelhanos.

A lotação será limitada a 3.000 pessoas, mas o vereador desconhece qual será a adesão ao evento:

“A estratégia não é fazer um festival igual a outros tantos. Mas este vai ser um teste importante para o que pode ser feito no castelo. O principal objectivo é semear para colher em outras edições”, sublinha.

Sábado, o castelo abre portas às 17 horas e encerra à meia noite. Domingo, a abertura é às 15 horas e o encerramento também à meia noite.

Programa: [issuu viewmode=presentation layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true documentid=100924160624-311452cd01fb41dcac46aef20f2d25d8 docname=nacortedelrei username=Jornal_regiao_de_leiria loadinginfotext=Programa%20Na%20Corte%20D’El%20Rei%20D.%20Dinis showhtmllink=true tag=leiria width=420 height=595 unit=px]

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados