Assinar
Cultura

The Gift dão concerto inclusivo com Língua Gestual e Audiodescrição

“Explode”, o novo disco dos The Gift, é apresentado dia 25 de Março em Lisboa, no Teatro Tivoli, com Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição.

Segundo a banda de Alcobaça, a intenção é fazer chegar a todos, a ” explosão de alegria, som e cor” que marcam o novo trabalho.

A acompanhar o seu espectáculo, os The Gift terão ainda uma exposição fotográfica com registos de alguns momentos que integram o seu novo trabalho.

Para que também as pessoas cegas e com baixa visão possam partilhar as emoções vividas pelo grupo na experiência multissensorial dos festejos Holi na Índia, a exposição fotográfica será acompanhada por um audioguia com “Soundpainting” e Informação Táctil.

Para usufruir desta experiência, basta adquirir a entrada The Gift Inclusivo nas bilheteiras do Teatro Tivoli e indicar que deseja acompanhar o espectáculo com Audiodescrição ou com Língua Gestual Portuguesa.

Exemplo de descrição fotográfica – “Soundpainting” (para a fotografia aqui publicada):

De pé, encostados às ombreiras de duas portas verdes, Nuno, John, Sónia e Miguel, olham em frente em aparente abandono. As roupas, tingidas de todas as cores, ligam-nos ao ambiente colorido que os envolve.

A fachada ocre da casa, cujo tempo marcou com rachas e manchas de humidade, faz realçar o tom verde azulado das duas portas de madeira seguramente trancadas com atilhos, fechos e cadeados. Ao cimo, e percorrendo o topo, uma pala de cimento, que começa a ruir, desenha uma linha paralela ao chão que se estende num cinzento sujo de cimento e tijolos.

Nuno, a primeira figura da esquerda, sustenta-se de costas contra a parede, olha em frente, mãos nos bolsos. As sapatilhas com fecho de velcro, ainda claras, contrastam com o vermelho tingido do cachecol que lhe envolve o pescoço e o rosa forte que lhe tinge o rosto e o cabelo. John e Sónia, ao centro, são também eles figuras de cor pintadas. John traz um cachecol ao pescoço, de um vermelho alaranjado que realça contra os verdes, azuis, rosas e amarelos que lhe salpicam a roupa. Sónia, de calças justas, túnica de manga curta e sapatos rasos nos pés , desenha-se em tons de rosa em mais um desafio multicolor. À direita, Miguel repete os tons dos seus companheiros. De perna traçada, obro esquerdo contra a parede, a silhueta desenha-se sólida contra a moldura que o envolve.

Seres humanos… camaleões ao sol… os The Gift fundem-se com o meio envolvente, absorvendo a energia das pedras, da madeira e do ar.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados