Assinar
Sociedade

Concelhias socialistas criticam exclusão do deputado José Miguel Medeiros da lista de Leiria

Líderes de concelhias socialistas do Norte do distrito de Leiria criticaram hoje a exclusão do deputado José Miguel Medeiros da lista de candidatos por este círculo às eleições legislativas de 5 de Junho.

Líderes de concelhias socialistas do Norte do distrito de Leiria criticaram hoje a exclusão do deputado José Miguel Medeiros da lista de candidatos por este círculo às eleições legislativas de 5 de Junho.

“Tenho dificuldade em perceber esta exclusão”, disse à agência Lusa o presidente da concelhia de Pombal, Adelino Mendes, considerando “incompreensível” esta situação: “Há ano e meio estava em segundo lugar e agora não foram criadas as condições políticas para que permanecesse na lista”.

Segundo Adelino Mendes, José Miguel Medeiros “é, no seio do PS e dos políticos que estão em funções, quem melhor conhece a realidade do distrito de Leiria”, lembrando que foi governador civil, membro do governo e deputado.

O líder do PS/Pombal acrescentou que a ausência “significa uma menorização do norte do distrito”.

Confrontado com o facto de em quinto lugar da lista do PS aparecer a técnica superiora Marta Brás, de Figueiró dos Vinhos, concelho do norte do distrito, Adelino Mendes respondeu: “Eu faço política no distrito de Leiria há 20 anos e não conheço essas pessoas”.

O presidente da Concelhia de Ansião do PS também lamentou o afastamento de José Miguel Medeiros.

“Não ponho em causa as pessoas que estão na lista, que podem fazer um bom trabalho, mas o deputado era uma referência, uma mais-valia”, declarou Silvério Domingues, afirmando-se “desapontado”, sentimento partilhado pelo responsável do PS de Castanheira de Pera.

“Era uma digna representação do norte do distrito por aquilo que fez e ainda era capaz de fazer”, observou Fernando Lopes.

A lista do PS pelo Círculo de Leiria foi aprovada com 33 votos a favor, 12 brancos e um voto contra. É liderada pelo presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, seguindo-se os deputados João Paulo Pedrosa, Odete João e Jorge Gonçalves, e, imediatamente depois, Marta Brás.

O presidente da Federação Distrital, João Paulo Pedrosa, garantiu que “não se verificou na Comissão Política nenhuma contestação”, salientando que Leiria “foi das listas do país aprovada com maior número de votos favoráveis”.

Sobre a ausência de José Miguel Medeiros, o responsável esclareceu que apresentou uma lista onde o deputado figurava em quarto lugar, enquanto o Secretariado Distrital “queria que fosse Jorge Gonçalves”.

“Remetemos para a Comissão Política que votou no deputado Jorge Gonçalves”, explicou João Paulo Pedrosa, recusando que a situação esteja a gerar divisão nos órgãos distritais.

A agência Lusa tentou contactar, sem sucesso, José Miguel Medeiros.

Nas últimas eleições, o PS elegeu em Leiria quatro deputados, numa lista liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, o mesmo número de deputados de 2005.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar