Assinar

Por quê o desporto?

A prática desportiva em geral e a natação em particular estimulam o apetite, tranquilizam o sono, geram na criança hábitos de vida saudáveis

O projecto pedagógico do Académico de Leiria na natação assenta em mais de 20 anos de experiência e cerca de duas dezenas de aulas por dia. No total abrange mais de 1.500 praticantes de natação por semana.

O modelo tem um cariz lúdico, baseado na segurança e num ambiente afectivo salutar que promove um desenvolvimento motor, psicológico, neurológico e sócio-afectivo que permita uma preparação para o auto-salvamento e posteriormente para a aquisição das técnicas.

Paralelamente, mas não menos importante, a prática desportiva em geral e a natação em particular estimulam o apetite, tranquilizam o sono, geram na criança hábitos de vida saudáveis que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento harmonioso e integral.

Enquanto instrumento educacional, o desporto age como um facilitador de processos, estimulando o desenvolvimento integral do seu protagonista.

Na adaptação ao meio aquático, normalmente entre os 18 meses e os quatro a cinco anos de idade, o processo conduz a criança pela exploração motora e sensorial dos exercícios, aumentando as ramificações dos neurónios, aumentando o seu acervo sensório motor, mais adaptativo e mais inteligente.

Porquê a natação? Por ser completa, relaxante, divertida e saudável.

Texto de Bruno Neto
Coordenador da secção de natação e actividades aquáticas do Académico de Leiria

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados