Assinar Edições Digitais
Cantinho dos Bichos

Figuras públicas lançam campanha nacional para adopção de animais (fotogaleria)

O desafio foi lançado a vinte caras conhecidas. “Não compre, adopte” é o lema de uma campanha nacional lançada pela União Zoófila e que merece o aplauso da Associação Ajudanimal, de Pombal

O desafio foi lançado a vinte caras conhecidas dos portugueses. “Não compre, adopte” é o lema de uma campanha nacional lançada pela União Zoófila e que pretende repudiar o abandono de animais domésticos durante o Verão.

E apelar à adopção de cães e gatos que “foram deitados fora, como se fossem coisas”.

Nuno Markl, Manuel Luís Goucha, Ana Bacalhau, Jessica Athayde ou Eduardo Madeira são alguns dos famosos que dão a cara pela campanha, na companhia de animais de estimação que estão ao cuidado da associação, e surgem nos cartazes onde estão inscritas frases habitualmente ditas pelas pessoas quando deixam os animais.

Mafalda Ferreira, da União Zoófila, disse à agência Lusa que a campanha desenvolvida pelo IADE (Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing), pretende “alertar as pessoas para o problema que é o abandono”. “Quando chega a esta altura [do ano] qualquer desculpa serve, porque têm alergias, porque nasceu uma criança”, relatou Mafalda Ferreira.

É importante que as pessoas “tomem consciência daquilo que não devem fazer porque isto é uma falta de consciência cívica” e ter um animal doméstico é “uma coisa para a vida, não só enquanto o animal é pequeno e tem graça”, acrescentou.

Em Pombal, este ano, a associação de defesa Ajudanimal  não tem verificado “um  elevado número de animais abandonados”. “Felizmente, noto uma diferença gradual nas pessoas. Estão mais sensibilizadas, com maior abertura e consciência”. Todavia, esta altura do ano é a mais complicada para encontrar donos para os animais abandonados.

Quanto à campanha da União Zoófila, Carla Simões revela que a iniciativa é positiva e “as pessoas ficam mais abertas a assuntos que envolvem figuras públicas”. Ainda que sem caras conhecidas, a associação vai promover até segunda-feira, dia 1, nas Festas do Bodo (Pombal), uma   campanha de angariação de fundos (ração, medicação e mantas).

 

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt