Assinar
Desporto

Rugby: Clubes unidos em projecto regional sem precedentes

Três clubes de rugby da região abraçam por um período de, pelo menos, três anos um protocolo para promover a modalidade, aumentar o número de atletas e virar a cara à crise

Num país com tradição em futebol, os dirigentes de três clubes de rugby da região querem voltar a face da moeda e fazer da modalidade um dos   desportos de eleição dos jovens. Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande juntaram armas e uniram esforços para ligar equipas, treinadores, dirigentes e recursos com um único objectivo: desenvolver de forma sustentada o rugby na região.

Carlos Sousa e Nuno Costa, do Rugby Clube da Marinha Grande, querem duplicar o número de atletas na região Foto: Joaquim Dâmaso

Assim, pelo menos nos próximos três anos, os três clubes vão treinar em conjunto e trocar jogadores entre equipas. O Caldas Rugby Clube (CRC), na I divisão nacional – e com mais experiência competitiva – irá coordenar uma selecção de jogadores  mais aptos, saída dos três clubes para participar no campeonato, enquanto o Rugby Clube de Peniche (RCP) e o Rugby Clube da Marinha Grande (RCMG) funcionarão como satélites e formarão com os restantes atletas duas outras equipas que alinharão no Nacional de Emergentes.

“Serão 80 seniores a lutar por 22 lugares, o que lhes vai dar competição, experiência e prática”, explica Carlos Sousa, treinador do RCMG, satisfeito com a possibilidade de aumentar o ritmo competitivo dos atletas. Os treinos, três vezes por semana, começam em Setembro e, todas as sextas-feiras, acontecerá um  treino conjunto aos três de onde sairá o lote de convocados para a equipa principal – a “superequipa”, como carinhosamente é apelidada pelos responsáveis.

Leia mais na edição imprensa de 22 de Julho de 2011.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados