Assinar
Sociedade

Complexo Escolar de Óbidos é exemplo mundial

O Complexo Escolar dos Arcos, em Óbidos, foi considerado exemplar pelo Centro Para Ambientes de Aprendizagem, uma estrutura da OCDE.

O Complexo Escolar dos Arcos, em Óbidos, foi considerado exemplar pelo Centro Para Ambientes de Aprendizagem, uma estrutura da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Complexo Escolar dos Arcos

Inaugurado em Setembro de 2008, o Complexo dos Arcos foi considerado pelo júri como um dos que melhores entre as 166 candidaturas (de 33 países) apresentadas.

O estabelecimento consta do 4º Compêndio de Instalações Escolares Exemplares (Compendium of Exemplary Educational Facilities), lançado hoje em Paris.

Este compêndio trata todos os ciclos de formação e aborda a forma de como o design e gestão de edifícios contribuem para a qualidade da educação. Todos os estabelecimentos de ensino nele contidos mostram a sua excelência em uma ou mais áreas, seja na inovação e design, seja na adequação às necessidades, passando pela sustentabilidade e segurança.

Para Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “é um prestígio enorme, para o trabalho que está a ser desenvolvido em Óbidos, figurar entre as melhores escolas do Mundo”.

“Óbidos eleva-se a um patamar de reconhecimento internacional, por uma instituição como a OCDE”, sendo, ao mesmo tempo, “uma chamada de atenção para aquilo que estamos a fazer”, nota o autarca. No ano passado foram inaugurados no concelho de Óbidos outros dois complexos escolares – Alvito e Furadouro – de tipologia é idêntica ao dos Arcos.

O arquitecto autor do projecto dos Arcos, Cláudio Sat, refere que o projecto pretendeu “inovar, avançar com uma nova tipologia educativa, lúdica e desportiva”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados