Assinar
Sociedade

Pombalense completou viagem de bicicleta pelo continente americano

Treze meses e meio depois, 30.000 quilómetros percorridos, 1.940 horas a pedalar, o português Idílio Freire chegou a Ushuaia no Chile pondo termo à aventura de atravessar o continente americano de bicicleta.

Treze meses e meio depois, 30.000 quilómetros percorridos, 1.940 horas a pedalar, o português Idílio Freire chegou a Ushuaia no Chile pondo termo à aventura de atravessar o continente americano de bicicleta.

A chegada a Ushuaia estava prevista só lá para meados de Outubro, mas na terça-feira Idílio Freire, natural de Pombal, chegou à “cidade mais austral do Mundo”, terminando uma viagem que começou no dia 24 de Julho do ano passado em, Inuvik, no Canadá.

“Não era um sonho, como tantos me foram perguntando ao longo do percurso, tão pouco era uma ´missão´, muito menos uma obsessão. Era tão-somente o desejo de viver a vida com intensidade, para além do quotidiano”, refere o aventureiro português, no blogue onde foi contando a sua viagem.

Mesmo assim, contou à Lusa que quando, há poucos dias, avistou a cidade de Ushuaia teve um “leve, curto e doce sorriso” e sentiu a mesma satisfação de quando terminava “duras etapas”.

O fim da viagem ficou marcada por um problema na bicicleta que obrigou Idílio a levá-la à mão durante os últimos 14 quilómetros. Um esforço adicional dado que os últimos 50 quilómetros já tinham sido difíceis.

“Os últimos 50 quilómetros do último dia – desde o paso Garibaldi, até à cidade de Ushuaia – foram percorridos numa estrada completamente nevada, num exercício de esforço e ‘equilibrio’. Mas o sabor da meta não diferiu muito de tantos sabores deliciosos que fui provando”, contou.

Para trás ficaram 13 meses e meio, 342 dias gastos a pedalar e 70 a visitar locais, cidades e pessoas.

De regresso a Lisboa, marcado para dia 22, Idílio prefere ainda não pensar como vai ser esse regresso.

“Espero descobrir – ou que descubram – um qualquer talento em mim, que me permita deambular mais”, disse.

O aventureiro de 44 anos partiu de bicicleta no dia 24 de Julho de Inuvik, no Canadá, com o objectivo de percorrer 15 países do continente americano e alcançar o sul da Argentina no final de Outubro.

A viagem de pólo a pólo de Idílio começou no Canadá passou pelos Estados Unidos, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina e Chile.

Lusa


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados