Assinar Edições Digitais
Sociedade

Leiria: lanço do IC36 entrou em funcionamento

O lanço do IC36 entre o Nó IC2/IC36 e o Nó de Pousos abre à circulação automóvel esta quarta-feira, a partir das 18 horas, informou a Câmara Municipal de Leiria.

O lanço do IC36 entre o Nó IC2/IC36 e o Nó de Pousos abre à circulação automóvel esta quarta-feira, a partir das 18 horas, informou a Câmara Municipal de Leiria.

fotografia: Sérgio Claro
A portagem do IC36 será cobrada electronicamente (fotografia: Sérgio Claro)

Com uma extensão de 6,560 quilómetros, inicia-se na A8, na zona do Nó de Leiria, e termina na Circular Oriental de Leiria, na zona do Nó de Pousos.

Este lanço constitui uma circular à cidade de Leiria e foi concebido para a velocidade base de 100 km/h, sendo portajado.

O sistema de cobrança a adoptar é exclusivamente electrónico do tipo “free-flow”, pelo que não existe a materialização de praças de portagem, ou seja, não existe a possibilidade de pagamento manual no local, sendo este apenas possível em pós-pagamento nos balcões dos CTT e da rede Payshop no prazo de cinco dias úteis (contados a partir do segundo dia após a passagem).

Segundo a Estrada de Portugal, para utilização do pagamento electrónico, os utilizadores devem possuir ou adquirir um dispositivo eletrónico nas lojas da Via Verde ou nos balcões do CTT.

Os veículos de matrícula estrangeira que circulem nesta via estão igualmente obrigados ao pagamento de portagem, podendo optar pela aquisição de títulos pré-pagos com validade limitada temporalmente ou comprar ou alugar um dispositivo electrónico no qual é possível fazer pré-carregamento ou optar pelo débito directo na conta bancária.

Taxas de portagem

 

 

Sublanço

 

Taxas de Portagem c/Iva a 23%

Classe 1

Classe 2

Classe 3

Classe 4

 

A8

 

Nó A8/A19 – Nó de Cortes

0,25

0,45

0,60

0,65

Nó de Cortes – Nó de Pousos

0,25

0,45

0,60

0,65