Assinar Edições Digitais
Sociedade

Variante da Batalha (A19) já abriu ao trânsito

Na meia noite de sábado, dia 19, abriu ao tráfego o lanço do IC 2 – Variante da Batalha (A19). A Variante da Batalha atravessa os concelhos de Porto de Mós, Batalha e Leiria e tem uma extensão de aproximadamente 14 km.

Na meia noite de sábado, dia 19, abriu ao tráfego  o lanço do IC 2 – Variante da Batalha (A19). A Variante da Batalha atravessa os concelhos de Porto de Mós, Batalha e Leiria e tem uma extensão de aproximadamente 14 km. 

A nova auto-estrada tem três nós de ligação à rede viária envolvente, designados por Nó de S. Jorge, Nó da Batalha e por Nó da Azóia e conta com os seguintes valores de portagem:

 

Sublanço

Taxas de Portagem c/Iva a 23%

Classe 1

Classe 2

Classe 3

Classe 4

A19

Nó de São Jorge – Nó da Batalha

0,55

1,00

1,30

1,40

Nó da Batalha – Nó de Azóia – A8

0,60

1,05

1,35

1,55

 

A circulação neste lanço está sujeita a um regime de cobrança de portagem com recurso ao sistema exclusivamente eletrónico, sem possibilidade de pagamento manual no local, sendo este apenas possível em regime de pós-pagamento.

Assim, para poderem circular neste novo troço, os utilizadores devem possuir ou adquirir um dispositivo eletrónico nas lojas da Via Verde ou nos balcões do CTT, ou proceder ao pagamento voluntário da taxa de portagem dirigindo-se aos balcões dos CTT e da rede Payshop, no prazo de cinco dias úteis, contados a partir do segundo dia após a passagem, bastando para isso indicar o numero da sua matrícula.

Os veículos de matrícula estrangeira que circulem nesta via estão igualmente obrigados ao pagamento de portagem, podendo optar pela aquisição de títulos Pré-pagos com validade limitada temporalmente, ou comprar ou alugar um dispositivo eletrónico no qual é possível fazer pré-carregamento ou optar pelo débito direto na conta bancária. Recorda-se que para os veículos de matrícula estrangeira não está disponível a modalidade pós-pagamento.

Informações detalhadas sobre formas de aquisição e modalidades de pagamento disponíveis, pode ser consultadas em http://portagens.ctt.pt e www.viaverde.pt.